FESTIVAL DE CINEMA

Papel da mulher LGBTI+ no cinema é tema do Festival DIGO deste ano

Entre os dias 3 e 9 de junho, acontece a 6ª edição do Festival Internacional…

festival de cinema DIGO
Troféus do Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás (DIGO) (Foto: Divulgação)

Entre os dias 3 e 9 de junho, acontece a 6ª edição do Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás (DIGO). O tema deste ano tem importante relevância social, abordando o papel da mulher LGBTI+ no cinema.

As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 15 de abril. O evento receberá curtas e longas metragens que foram realizados a partir de 2019 e narram sobre temáticas LGBTI+. Os filmes podem ser de ficção, em formato experimental ou documentário.

Com a pandemia de Covid-19, o DIGO acontecerá mais uma vez em formato online, levando a mostra para todos os cantos do Brasil. Para inscrever seu filme, é preciso acessar este link e fornecer todos os dados solicitados.

Os filmes serão selecionados a partir de um júri oficial e júri popular, levando troféus para casa. As produções serão apresentadas em mostras paralelas e competitivas, entre os dia 3 e 9 de junho. O público em geral poderá acompanhar gratuitamente, com a transmissões feitas pelo site do DIGO.

Segundo Cristiano Sousa, diretor do DIGO: “A expectativa é que neste momento sejamos alento para as pessoas em casa devido à pandemia, para que possam interagir com filmes e histórias importantes para a luta contra o ódio e o preconceito“.

Para ele, o evento é importante pois abre espaço para discutir o sistema e assuntos voltados ao mundo feminino, a partir da visão delas próprias. “O empoderamento feminino da mulher LGBTI+ começa no entender do papel como realizadora, na luta contra os medos de assumir a própria sexualidade e também nos âmbitos que ainda precisam ser conquistados“, finaliza.

Assim, o DIGO é um evento que tem o objetivo de estimular e conscientizar seu público, no que tange o respeito integral e a inclusão. Pioneiro na região Centro-Oeste, o festival evidencia as cores do cinema pautadas na luta pelos Direitos Humanos, gerando a oportunidade para manifestações artísticas em favor da diversidade, inovação e do amor sem tabus ou restrições.

Serviço:

VI DIGO – Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás

Inscrições: até o dia 15 de abril

Onde fazer: digofestival.com.br

Realizaçaõ: 3 a 9 de junho

As inscrições são gratuitas!

Leia também: