‘Passageiro do Brasil’: sessão gratuita de lançamento acontece nesta quinta (7) no Cine Cultura
Produção relata as dificuldades de um pai para garantir o sustento do filho
Um retrato cru da juventude negra e periférica de Goiânia ganha as telas nesta quinta-feira (7), com a estreia do curta-metragem Passageiro do Brasil, no Cine Cultura, na Praça Cívica. A sessão gratuita começa às 19h30 e marca o lançamento oficial do filme, que percorre dramas sociais cotidianos vividos por milhares de jovens brasileiros. A exibição tem classificação indicativa de 14 anos e duração total de uma hora, incluindo outros curtas-metragens. Os ingressos devem ser retirados presencialmente, com antecedência, na bilheteria do cinema.
Produzido pela goiana Nu Doze, com direção de Morango (Danilo Pimentel), o filme retrata a trajetória de Yuri, jovem negro e morador do Jardim Curitiba, na região noroeste da capital. Ele tenta garantir o sustento do filho recém-nascido em meio a dificuldades financeiras, conflitos familiares e a falta de oportunidades formais de trabalho. Ao lado dos amigos Pequeno e Luizinho, Yuri se envolve em ações que alternam entre meios legais e ilícitos para conseguir dinheiro.
O roteiro mostra episódios como a venda improvisada de ovos, a tentativa de revender bebidas em regiões centrais de Goiânia e até o envolvimento com esquemas ilegais. O filme passa por diversos bairros da capital, como Jardim Curitiba, Tremendão, Jardim Conquista, Vila Pedroso, Parque Laranjeiras, Centro e Setor Oeste. Estabelecimentos conhecidos da cidade, como o Shiva Bar e a Rua 8, também aparecem nas cenas.
Gravado com não-atores moradores das regiões onde o filme foi feito, o curta busca criar uma narrativa de ficção com linguagem naturalista. “São pessoas que fazem parte da realidade que trazemos pro filme e que experimentam na pele, todos os dias, os dramas dos personagens”, explicou o diretor.
Passageiro do Brasil foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult), Ministério da Cultura e Governo Federal. O projeto também conta com a assinatura do selo Filmes de Preto, voltado à valorização de produções realizadas por cineastas negros de Goiás.
- Caiado entrega revitalização do Cine Cultura com sessão de filme goiano premiado em Gramado