Pecuária de Goiânia espera 500 mil pessoas e mais de R$100 milhões em negócios
Festa acontece de 15 a 25 de maio

A 78ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás, em Goiânia, espera receber 500 mil pessoas entre os dias 15 a 25 de maio, além de movimentar mais de R$ 100 milhões em negócios durante o mês de maio. O evento acontece no Parque de Exposições do Setor Nova Vila, na capital.
Em relação aos negócios, o evento apresenta, neste ano, uma série de novidades tecnológicas para o produtor rural, conforme a Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), idealizadora do evento. “É uma excelente oportunidade de movimentar a economia do nosso estado de diferentes formas, seja em uma negociação dentro do parque tecnológico ou na compra de roupas para a festa. São diversos setores interligados direta ou indiretamente”, explicam os organizadores da Bahrem Eventos e SGPA.
No parque, haverá exposições com mais de 500 animais de raças bovinas e equinas em exposição, além de vasta programação que conta com provas equestres, palestras e cursos, além de programação específica para o público infantil. É preciso ressaltar que, durante os dias de festa, também haverá mudanças no trânsito da região.
Entrada gratuita
Neste ano, a entrada da Pecuária de Goiânia será gratuita e condicionada apenas à entrega de um quilo de alimentos não perecíveis no portão. A informação foi dada no último dia 6 pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Peixoto (UB).
Além disso, a edição de 2025 da festa terá shows que agradam públicos diversos. A plateia que prefere os clássicos da música sertaneja poderá assistir às apresentações de Edson e Hudson, Matogrosso e Mathias e Amado Batista (que levará ao palco repertório construído em 50 anos de carreira). Já a nova geração de artistas será representada por Luan Pereira, Murilo Huff, Léo Foguete e Pablo. Haverá ainda as exibições aguardadas de Simone Mendes, Belo, Wesley Safadão e Natanzinho Lima.
Trânsito
Aos motoristas, atenção, pois a pecuária de Goiânia vai provocar mudanças no trânsito da região a partir desta quinta-feira (15), nas avenidas que dão acesso ao Parque de Exposições da SGPA. Para organizar o fluxo de veículos e garantir a segurança do público, a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) colocará em prática um esquema especial, que prevê interdições, restrições de estacionamento e reforço na presença de agentes de segurança.
O plano de mobilidade foi elaborado em parceria com a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Polícia Militar de Goiás, e será aplicado durante os 11 dias de evento, que vai até 25 de maio. A previsão é de que o fluxo de pessoas e veículos aumente, principalmente em dias de apresentações artísticas e nos finais de semana.
Entre as principais medidas adotadas estão o bloqueio de cruzamentos e a proibição de estacionamento em ruas próximas ao parque. Essas intervenções começam a valer ainda nesta semana, com reforço nos períodos de maior movimento.
Principais mudanças no trânsito da região da Pecuária
• No entroncamento da 5ª Avenida com a Avenida Armando de Godoy, o tráfego será parcialmente restringido. O acesso direto será bloqueado, permitindo apenas que os condutores que seguem pela Armando de Godoy façam a conversão à direita. Quem precisar chegar até a Avenida Independência deverá utilizar como rota alternativa a Rua 206-A.
• Já na Avenida 1, no cruzamento com a Avenida Engenheiro Fuad Rassi, o fechamento ocorrerá diariamente a partir das 17h. Durante os shows e fins de semana, o trecho funcionará em mão única para facilitar a circulação.
• O estacionamento ficará proibido ao longo de todo o evento em diversos trechos próximos ao parque, incluindo a própria Avenida Fuad Rassi, além da Avenida 1, Rua 257, 5ª Avenida, Avenida Independência e Rua 227. A restrição vale para o lado do Parque e visa liberar espaço e melhorar a fluidez do trânsito na área.
A SET informou que todos os pontos estarão devidamente sinalizados e que equipes estarão posicionadas nos principais cruzamentos para orientar motoristas, moradores e visitantes. A presença dos agentes, segundo a pasta, será fundamental para garantir tanto a fluidez do trânsito quanto a segurança das pessoas.
Durante os dias da exposição, a Guarda Civil Metropolitana também atuará em conjunto com a Polícia Militar. Estão previstas rondas permanentes, patrulhamento fixo e presença estratégica nos arredores do evento. A atuação conjunta visa proteger o público e apoiar comerciantes e moradores da região.