FESTA GOIANA

Pirenópolis e São Francisco confirmam retomada nas Cavalhadas de Goiás 

Após dois anos de pausa por conta da pandemia, finalmente acontece a retomada do Circuito…

Pirenópolis e São Francisco confirmam retomada nas Cavalhadas de Goiás 
Os municípios já assinaram o termo de compromisso, com local e data para realização (Foto: Divulgação)

Após dois anos de pausa por conta da pandemia, finalmente acontece a retomada do Circuito das Cavalhadas de Goiás. O evento, que representa uma das mais tradicionais festividades do estado, acontece em doze cidades e até o momento Pirenópolis e São Francisco já confirmaram a realização, inclusive com a divulgação de datas.

Em Pirenópolis, a festa popular acontece de 5 a 7 de junho, no Módulo Esportivo. Já em São Francisco, será realizada nos dias 18 e 19 de junho, no Campo de Batalhas do município.

De acordo com a comunicação setorial da Secult GO, os dois municípios já assinaram o termo de compromisso, mas a expectativa é que os outros dez também se comprometam com a realização das Cavalhadas até o início de abril.

Integram o circuito as cidades de Santa Cruz de Goiás, São Francisco, Pirenópolis, Jaraguá, Palmeiras de Goiás, Crixás, Santa Terezinha, Hidrolina, Pilar de Goiás, Corumbá de Goiás e Posse.

A grande novidade para 2022 é o retorno da Cidade de Goiás, que volta ao calendário após mais de 70 anos longe dos festejos.

Ao Mais Goiás, foi informado que também haverá um evento de Cavalhadas em Goiânia, que ainda está sendo estruturado e mais informações serão divulgadas em breve.

Para 2022, o circuito receberá R$ 1,8 milhão de investimento do Governo de Goiás, com o objetivo de tornar possível a realização do evento.

Sobre as Cavalhadas de Goiás

Uma das mais importantes celebrações do calendário cultural de Goiás, as Cavalhadas de Goiás são tradicionalmente realizadas entre os meses de junho e setembro, após a Romaria do Divino Pai Eterno.

As festividades acontecem no estado há mais de dois séculos e foram trazidas para os municípios goianos durante o Ciclo do Ouro. O evento remete às tradições de Portugal e Espanha, em manifestações que mesclam fé, cultura, turismo, economia e ainda pregam a valorização do patrimônio imaterial do estado.

LEIA TAMBÉM: