DE GIBITECA AO CINEMA

Praça Cívica oferece opções de entretenimento durante as férias, em Goiânia

Uma boa programação para fazer com as crianças ou até mesmo entre os adultos é…

Uma boa programação para fazer com as crianças ou até mesmo entre os adultos é viajar no tempo por meio de documentos, palestras, eventos ou estruturas para conhecer a cultura de Goiás, por isso, a Praça Cívica oferece opções de entretenimento durante todo o mês de julho. Localizada no setor Central, em Goiânia, a praça conta com atrações para todas as idades e vão de sessões de cinema, exposições, museus a livros e gibis. Confira:

Cine Cultura

Para os amantes de cinema, o Centro Cultural Marietta Telles Machado promove o Cine Cultura com cinco sessões para os filmes: ‘Jesus Kid’, ‘A Jangada de Welles’, ‘O Acontecimento’, ‘Miss França’ e ‘Seguindo Todos os Protocolos’. A exposição desses filmes acontece até a próxima quarta-feira (13), a programação é atualizada semanalmente e traz filmes fora do circuito comercial desde 1989, ano em que foi inaugurado, com o objetivo de valorizar a cultura cinematográfica. Os ingressos custam R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia entrada.

Exposição ‘80 Anos do Batismo Cultural de Goiânia’

Exposição ‘80 Anos do Batismo Cultural de Goiânia’- Centro Cultural Marietta Telles Machado (Foto: Prefeitura de Goiânia)

Também no Centro Cultural Marieta Telles Machado acontece a exposição ‘80 Anos do Batismo Cultural de Goiânia’ que rememora a inauguração de Goiânia para o muno. Através de textos e fotografias, a mostra evidencia os eventos marcantes como a missa campal realizada na Praça Cívica e o momento solene da entrega da chave no Teatro Goiânia. São 12 painéis fotográficos que podem ser conferidos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até o dia 19 de julho.

Biblioteca Pio Vargas

Biblioteca Pio Vargas (Foto: Prefeitura de Goiânia)

Aos apaixonados por literatura, o que não falta são opções na Biblioteca Pio Vargas. Com títulos de variados gêneros, são mais de 70 mil livros disponíveis para todas as idades. O local conta com espaços de estudo individual e coletivo, cantinho da leitura e um mini auditório. Além disso, existe um sistema de empréstimo de livros para quem preferir fazer a leitura em casa. Para usar o serviço basta fazer o cadastro com comprovante de endereço e identidade. Podem ser locados até três livros por vez, com sete dias para devolução.

Gibiteca Jorge Braga

Gibiteca Jorge Braga (Foto: Prefeitura de Goiânia)

A criançada não fica de fora da programação na Praça Cívica. A Gibiteca Jorge Braga conta com um espaço lúdico especial para receber os pequenos. São mais de seis mil gibis e onze mil livros, dentre eles, alguns raros, além de mesas para leitura, tapete e almofadas. O local fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No período de aulas, atende crianças de escolas públicas e privadas, com o objetivo de resgatar o hábito de leitura de histórias em quadrinhos.

Biblioteca Braille

Biblioteca Braille(Foto: Prefeitura de Goiânia)

Com 4 mil exemplares; mil títulos em áudio; 30 mil livros no formato digital e 200 títulos em formato daisy, a Biblioteca Braille oferece cultura e literatura para as pessoas com deficiência visual da Região Metropolitana de Goiânia, do interior e de outros Estados da Região Centro-Oeste. O espaço fica aberto de segunda à sexta, das 8h às 17h, e ainda possibilita empréstimos de livros em Braille e o envio de livros digitais via e-mail.

Museu Zoroastro Artiaga

Museu Zoroastro Artiaga (Foto: Prefeitura de Goiânia )

Construído em estilo Art Déco e fundado em fevereiro de 1946 pelo professor que carrega seu nome, o Museu Zoroastro Artiaga apresenta um acervo composto por fósseis, fotografias, coleção de taxidermia, itens arqueológicos, entre outras peças que falam sobre a história de Goiás, desde sua formação geológica até os dias atuais. Para os admiradores de história, o espaço que foi construído inicialmente para sediar o Departamento de Imprensa e Propaganda, fica aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada gratuita.

*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Artur Dias