ODE AOS CORPOS REAIS

Projeto de moda e combate à gordofobia acontece em Goiânia até 19/12

O projeto "Ode aos Corpos Reais" será lançado nesta sexta-feira (16/12)

Projeto Ode aos Corpos Reais
Projeto será lançado nesta sexta-feira, 16 (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de despertar um novo olhar diante de corpos reais – erroneamente chamados de “fora do padrão” – Goiânia recebe o projeto “Ode aos Corpos Reais”, que contempla o lançamento de um documentário nesta sexta-feira (16/12), além da distribuição de catálogos e colagem de cartazes (lambes) em diferentes pontos da cidade, entre os dias 17 e 19/12, com início sempre às 14h, com ponto de encontro na Vila Cultural Cora Coralina.

Contemplado pelo Edital de Arte Feminina da Lei Federal Aldir Blanc, operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), o projeto é uma idealização de Marcelle Vaz, que também é o nome responsável pela marca Augusta Robusta.

Segundo ela: “a ideia é demonstrar como se dá o processo de fabricação das roupas da Augusta Robusta e o trabalho de ativismo que exerce em prol de uma moda mais democrática, inclusiva e sustentável são a própria definição de arte feminina feita por mulheres para mulheres”, comenta.

O documentário tem cerca de 12 minutos, com roteiro e direção de Fabiana Assis, e produção de Marcelle. O lançamento será feito às 18h, no perfil @augustarobusta no Instagram.

Já nos dias 17, 18 e 19/12, será realizada a distribuição de catálogos e também a colagem de cartazes (lambes) pelos espaços culturais da cidade, com frases e mensagens empoderadoras e de combate à gordofobia.

“Queremos sublimar o ódio contra nossos corpos e homenageá-los com uma ode, para que possamos ter um olhar mais afetuoso sobre nós mesmas”, reflete Marcelle.

Projeto "Ode aos Corpos Reais" será lançado nesta sexta-feira (16/12)
Cartazes serão colados na Vila Cultural Cora Coralina (Foto: Divulgação)

Sobre o documentário

Em “Ode aos Corpos Reais”, é possível conferir o processo de criação da marca de moda goiana Augusta Robusta, que tem o vestir como uma atitude política, segundo conta a idealizadora.

No documentário, são apresentadas as inspirações e motivações de Marcelle, bem como depoimentos de mulheres com corpos reais e que utilizam as peças da marca, com seus posicionamentos acerca dos padrões que a sociedade insiste em impor. Vale a pena conferir!

Serviço

Lançamento do projeto “Ode aos Corpos Reais” em Goiânia

DOCUMENTÁRIO

Quando: 16/12 (sexta-feira)

Onde: Instagram @augustarobusta

Horário: 18h

COLAGEM DE LAMBES E ENTREGA DE CATÁLOGOS

Quando: 17 a 19/12

Ponto de encontro: Vila Cultural Cora Coralina

Horário: a partir das 14h