17 DE MAIO

Seminário em Goiás celebra ‘Dia Internacional de Combate à LGBTIfobia’, em 17 de maio

Símbolo de luta e resistência, o dia 17 de maio celebra o Dia Internacional de…

Parada do Orgulho LGBT vai arrecadar cestas básicas para pessoas com HIV Dia Internacional de Combate à LGBTIfobia
(Foto: Reprodução Redes Sociais)

Símbolo de luta e resistência, o dia 17 de maio celebra o Dia Internacional de Combate à LGBTIfobia, data que marca a retirada da homossexualidade da lista de distúrbios mentais da Classificação Internacional de Doenças (CID), pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Apesar das inúmeras conquistas, infelizmente o Brasil segue no topo da lista entre os países que mais matam LGBTI’s no mundo.

De acordo com dados de 2020, do Trans Murder Monitoring (“Observatório de Assassinatos Trans”), apenas nos primeiros nove meses do mesmo ano, 124 pessoas trans já haviam sido mortas no país. Para discutir sobre o tema, o Instituto Goiano de Cidadania e Direitos Humanos promoverá a 3ª edição do “Seminário do dia internacional de luta contra a LGBTIfobia“.

As atividades culturais, educacionais e bate-papos acontecerão em formato híbrido, contando com mais de 3 horas de duração. A transmissão será feita pelo YouTube, a partir das 19 horas, com compartilhamento também pelas redes sociais de todas as organizações parceiras.

O seminário conta com a participação de autoridades, ativistas e personalidades que lutam pelos direitos da comunidade LGBTI+. O objetivo do evento é manifestar contra todas as formas de discriminação, trocar informações e experiências de iniciativas de enfrentamento aos impactos sociais da Covid-19 na comunidade, reivindicar ações dos governantes e reafirmar o compromisso com a comunidade.

Vale mencionar que o evento emitirá certificado para os participantes. Para garantir o seu, basta fazer sua inscrição por este link, até o dia 16 de maio, que antecede o seminário,

Confira abaixo os palestrantes que participam

Thiago Henrique 

Produtor Cultural, Coordenador da Parada Goiânia e aliança nacional LGBTI+ em Goiás Presidente IGCDH.

Erika Kokay 

Deputada Federal, psicóloga, bancária, sindicalista, Presidiu a CPI da Exploração Sexual e foi membro ativo da Comissão de Direitos Humanos.

Mauro Rubem 

Vereador por Goiânia. Ex-deputado Estadual, cirurgião-dentista, especialista em saúde pública e sindicalista.

João  Pucinelli 

Educador Social, Ativista LGBT e militante socialista. Atualmente ocupa a presidência do PSOL Goiânia primeiro LGBTI candidato a vice prefeito de Goiânia.

Michely Coutinho

Advogada, educadora, radialista, empreendedora social e ativista em direitos humanos.

Serviço

Seminário do Dia Internacional  de Combate a LGBTIFOBIA

Quando: 17 de maio

Onde: YouTube Orgulho Goiás (clique aqui)

Horário: a partir das 19h

Leia também: