“Camaleão: quem sou eu?” leva teatro e inclusão a Aparecida de Goiânia neste sábado (12)
A Du Caixote Cia de Arte também realiza oficina de teatro destinada a crianças da comunidade
Ir direto pra matéria
Uma aventura protagonizada por um camaleão que tenta descobrir quem realmente é chega a Aparecida de Goiânia, neste sábado (12). O espetáculo infantil “Camaleão: quem sou eu?”, da Du Caixote Cia de Arte, será apresentado às 18h, no CEU das Artes Vera Cruz, pelo Projeto Encantando Sonhos. A entrada é gratuita, e a sessão contará com intérprete de Libras.
Na história, o Camaleão percebe que sua capacidade de mudar de cor permite que ele se adapte aos diferentes ambientes por onde passa. A descoberta dá início a uma jornada ao lado dos amigos Curió e Coelha, na qual o personagem começa a questionar sua própria identidade e a influência do ambiente sobre quem somos.
A partir dessa aventura, a peça aborda temas como identidade, diversidade e a importância de reconhecer as próprias características. A narrativa é construída para o público infantil, utilizando elementos do teatro para apresentar essas questões de maneira acessível às crianças.
Uma história sobre se descobrir
“Camaleão: quem sou eu?” acompanha as descobertas do personagem principal enquanto ele tenta compreender as mudanças que acontecem ao seu redor e dentro de si.
A montagem utiliza recursos cênicos, movimento e interpretação para desenvolver a história, aproximando questões sobre identidade e convivência do universo infantil.
A direção e a dramaturgia são de Vanderlei Roncato. No elenco estão Alirio Gomes, Bárbara Brinquedo, Francis Silva, Lary Camilo e Vini Queiroz.
Depois do espetáculo, tem oficina

A programação continua depois da apresentação. O elenco da Du Caixote Cia de Arte realiza a oficina “Brincar de Ser – Teatro, Corpo e Movimento para Crianças”, destinada a crianças da comunidade local.
A atividade trabalha elementos como expressão corporal, criação de personagens e improvisação teatral, permitindo que os participantes experimentem diferentes formas de criação por meio do teatro.
A oficina também amplia a proposta do projeto ao aproximar as crianças não apenas da apresentação, mas de processos ligados à criação e à prática teatral.
Teatro e ocupação de espaços públicos
O Projeto Encantando Sonhos tem como proposta levar apresentações teatrais gratuitas ao público infantil e utilizar espaços públicos como locais de acesso à produção cultural.
A iniciativa também trabalha a aproximação entre arte, infância e comunidade, levando atividades culturais para diferentes territórios. Em Aparecida de Goiânia, o espetáculo e a oficina serão realizados no CEU das Artes Vera Cruz.
A apresentação contará ainda com intérprete de Libras, recurso de acessibilidade que permite ampliar o acesso do público surdo à atividade.
Quem realiza o projeto
O Projeto Encantando Sonhos é realizado pela Roncato Produções Artísticas, com recursos do Fundo de Arte e Cultura de Goiás (FAC), da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás e do Governo de Goiás. A iniciativa foi contemplada pelo Edital Ocupa Goiás nº 3/2025 e é apresentada pelo FAC.
ANOTA AÍ
Projeto Encantando Sonhos
Data: 12 de setembro (sábado)
18h – Espetáculo Camaleão: quem sou eu?
19h – Oficina de teatro Brincar de Ser – Teatro, Corpo e Movimento para Crianças
Local: CEU das Artes Vera Cruz, na Praça Vera Cruz, no setor Cidade Vera Cruz, Aparecida de Goiânia
Entrada: gratuita