Cinema

‘Ad Astra’: Diretor James Gray não queria ‘narração em off’ de Brad Pitt no corte final

“Ad Astra” rendeu a James Gray algumas das críticas mais fortes de sua carreira em…

(Foto: Divulgação)

“Ad Astra” rendeu a James Gray algumas das críticas mais fortes de sua carreira em 2019, provando que a voz do cineasta era tão aplicável ao espaço sideral quanto à cidade de Nova York e à floresta amazônica.

Mas isso não significa que Gray esteja completamente entusiasmado com o produto final. Em uma nova entrevista à Vulture, o diretor de “Armageddon Time” explicou que acredita que a interferência do estúdio impediu que o filme atingisse seu verdadeiro potencial.

“Foi uma tempestade perfeita”, disse Gray. “O nascimento foi tão fodido por razões que não tinham nada a ver com o filme. O New Regency fez o filme, e eles estavam tentando passar pela Fox, e estávamos conversando com o pessoal da Fox, e então a Fox foi vendida para a Disney e encerrou, basicamente. Esse era um estúdio orgulhoso da Twentieth Century Fox, e se foi. E então você tem o grupo da Disney, e esse é um modus operandi muito diferente. Então, foi completamente estragado em um nível corporativo. Além disso, com um filme que é bastante pessoal, as pessoas às vezes se veem nele e argumentam que outras coisas são melhores. Eu não tinha o corte final, então não poderia dizer: ‘Eu não gosto disso. É assim que é.’”

Gray não está negando o filme inteiro e continua esperançoso de que as pessoas possam apreciar as partes do filme sobre as quais ele manteve o controle.

“Agora, fiquei muito chateado com isso porque, como roteirista e diretor, senti que minha visão deveria ganhar o dia”, disse ele. “E quando as pessoas começam a chegar até você e dizer: ‘Por que você fez toda aquela dublagem idiota?’ e você não fez isso, é uma experiência muito frustrante. Mas não é como se eu quisesse que as pessoas odiassem o filme. A maneira como me sinto sobre isso é – a propósito, não estou dizendo que é tão bom – você espera que seja seu próprio ‘Blade Runner’, onde há coisas nele que são claramente você que você ama, e há outras coisas que foram colocados no filme que não são você. Há muitas coisas das quais me orgulho muito no filme. Mas até então, eu tinha muita sorte de ter controle sobre os filmes, e quando o filme deixou de ser cem por cento meu, tornei-me como uma criancinha petulante.”