Especial

Al Pacino: 20 melhores filmes

ALFREDO JAMES PACINO nasceu em 25 de abril de 1940 e ficou mundialmente conhecido com…

(Foto: Divulgação)

ALFREDO JAMES PACINO nasceu em 25 de abril de 1940 e ficou mundialmente conhecido com o clássico “O Poderoso Chefão”, e desde então, estrelou diversos outros filmes que se tornaram referência do cinema como, por exemplo: “Sérpico”, “Um Dia de Cão”, “Fogo Contra Fogo”, “Perfume de Mulher” e, claro, “Scarface” – responsável por muitas menções, referências e camisetas.

Pacino foi indicado a 9 Oscars (ganhou 1 por “Perfume de Mulher”), 17 Globos de Ouro (ganhou 4), 3 Emmys (ganhou 2), 5 BAFTAs (ganhou 1) e tantos outros prêmios – incluindo um Tony por seu trabalho no teatro.

Em homenagem a esta lenda viva do cinema, fiz uma lista com 20 FILMES IMPERDÍVEIS (E ESSENCIAIS) da carreira de Al Pacino.

TRILOGIA O PODEROSO CHEFÃO (1972, 1974, 1990)

o poderoso chefão

Coloquei todos os filmes no mesmo pacote porque é uma história que se complementa. E é sem dúvida os filmes de máfia mais influentes do cinema. Al Pacino como Michael Corleone é um desses personagens inesquecíveis da Sétima Arte.

UM DIA DE CÃO (1975)

um dia de cao

Dirigido por Sidney Lumet, “Um Dia de Cão” é inspirado em uma história real e ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original. A trama acompanha um assalto à um banco no bairro do Brooklyn que saiu completamente errado. O que era para durar apenas dez minutos, durou horas. Pacino é uma força da natureza neste filmaço de 1975. O ator foi indicado ao Oscar de Melhor Ator.

SÉRPICO (1979)

serpico

Um dos clássicos filmes policiais dos anos 70, “Sérpico” possui uma atuação contida de Pacino mas poderosa e emocionante. O ator interpreta um policial honesto, e idealista de Nova York, que não aceita suborno e em se envolver nas falcatruas de seus companheiros de trabalho. Quando seus superiores recusam as acusações de suborno de sua parte, Sérpico decide levar as queixas publicamente elevando o atrito com os demais colegas de trabalho.

JUSTIÇA PARA TODOS (1979)

justiça para todos

Um dos melhores filmes de tribunal dos EUA, “Justiça Para Todos” é um relato que pode existir advogados justos. Com momentos icônicos, principalmente o discurso final de Al Pacino diante do júri, o longa é um clássico absoluto.

PARCEIROS DA NOITE (1980)

images (37)

Após uma série de assassinatos de homossexuais em Nova York, o policial Steve Burns (Pacino) é designado para o caso e precisa se passar por gay e frequentar as boates para investigar e descobrir quem é o assassino.

Dirigido pelo sempre excepcional William Friedkin (de “O Exorcista” e “Operação França”), “Parceiros da Noite” foi cercado por polêmicas e também foi um fracasso de bilheteria. O filme tem uma trama simples e um estilo bem anos 70, com uma estética natural e crua da Nova York daquela época. Destaque para o desfecho ambíguo genial, que deixa perguntas no ar e espaço para várias teorias.

SCARFACE (1983)

scarface

Remake de “Scarface” (1932), nesta versão dirigida por Brian De Palma e roteirizada por Oliver Stone, acompanhamos a história de um refugiado cubano (Al Pacino) que chega nos anos 80 à cidade de Miami. Sem nada, aos poucos Tony Montana vai caminhando para se tornar um poderoso chefão do tráfico de drogas.

FRANKIE E JOHNNY (1991)

images (36)

Al Pacino praticamente não é a primeira opção quando se pensa em comédia romântica. E eis que ele se junta novamente com Michelle Pfeiffer (com quem trabalhou em “Scarface”) para estrelar este filme dirigido por Garry Marshall, o mesmo diretor do sucesso clássico “Uma Linda Mulher”.

Tenho pequenas ressalvas com relação ao filme, mas nada que seja comprometedor. “Frankie e Johnny” ao menos foge do sentimentalismo forçado e se sustenta na boa química entre Pacino e Pfeiffer. Merece ser assistido, principalmente por ser tão pouco conhecido.

PERFUME DE MULHER (1992)

perfume de mulher

Um filme que toda mulher deve assistir. Remake de um longa italiano, particularmente, gosto mais desta versão norte-americana. Ela é mais otimista, mais tocante e mais divertida. Al Pacino ganhou o único Oscar da carreira pelo filme.

SUCESSO A QUALQUER PREÇO (1992)

sucesso a qualquer preço

Al Pacino foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por este filme que depende muito das atuações. E olha que elenco! Além de Pacino, temos Jack Lemmon, Alec Baldwin, Alan Arkin, Ed Harris, Kevin Spacey, Jonathan Pryce, Bruce Altman

Na trama, Ricky Roma (Al Pacino), Shelley Levene (Jack Lemmon), Dave Moss (Ed Harris) e George Aaronow (Alan Arkin) são corretores que se veem em uma situação difícil. Eles precisam ficar em primeiro ou segundo lugar entre os vendedores do mês, se quiserem continuar no trabalho. Mas eles não são corretores de imóveis comuns, mas trabalham para uma firma que vende terrenos imprestáveis, e que só entrega aos vendedores fichas de clientes ultrapassadas.

O PAGAMENTO FINAL (1993)

rs-24696-86841_lg

Dirigido por Brian De Palma“O Pagamento Final” é um clássico policial da carreira de Pacino. Os minutos finais com a sequência de perseguição na estação de metrô é um primor de direção. Tensa e empolgante. Filmaço!

FOGO CONTRA FOGO (1995)

fogo contra fogo

Um dos melhores thrillers policiais do cinema, aqui temos o embate entre Al Pacino e Robert De Niro que interpretam, respectivamente, policial e bandido. As cenas de ação deste filme foram a grande inspiração de Christopher Nolan em “Batman – O Cavaleiro das Trevas” (2008).

ADVOGADO DO DIABO (1997)

advogado do diabo al pacino

Muito por causa de Al Pacino, este filme é lembrado até hoje. Keanu Reeves é o protagonista, um advogado que é contrato pela maior firma de advocacia de Nova York comandada por John Mills (Pacino). Mas algo não está certo. Aos poucos, Mills se mostra um sujeito maniqueísta e manipulador, e consegue o controle de cada situação. Mills, na verdade, é o Diabo. Al Pacino é o diabo! Já vale por isso.

DONNIE BRASCO (1997)

donnie brasco

Filme de máfia estrelado por Johnny Depp e Al Pacino, “Donnie Brasco” acompanha um policial (Depp) que se infiltra em uma família mafiosa com a ajuda de um criminoso mais velho interpretado por Pacino. Filmaço!

O INFORMANTE (1999)

o informante

Com direção de Michael Mann (o mesmo do excepcional “Fogo Contra Fogo”), “O Informante” conta a história real do ex-vice-presidente da tabagista Brown & Williamson, Jeffrey Wigand (Russell Crowe), e do produtor do programa 60 Minutes, Lowell Bergman (Al Pacino), que convenceu Wigand a falar em público sobre como a empresa aplicava aditivos ao cigarro para torná-lo mais viciante para o consumidor. Um thriller tenso e empolgante do início ao fim.

UM DOMINGO QUALQUER (1999)

Um Domingo Qualquer – Jornal Repercussão

Apesar da edição surtada de Oliver Stone, que cansa em vários momentos, e também da duração desnecessariamente longa, o filme é um retrato interessante e instigante dos bastidores da indústria de football americano nos EUA. Pacino é o técnico, e o elenco ainda conta com Jamie Foxx, Dennis Quaid e Cameron Diaz.

INSÔNIA (2002)

insonia

Dirigido por Christopher Nolan antes de estourar com “Batman Begins”, “Insônia” possui Al Pacino e Robin Williams juntos em um suspense investigativo que, infelizmente, devido aos tantos sucessos e filmaços da carreira de Nolan, não recebe o devido reconhecimento.

Pacino interpreta um policial que não consegue dormir e precisa investigar o assassinato de uma jovem em uma cidadezinha do Alasca.

O MERCADOR DE VENEZA (2004)

o mercador de veneza

Adaptado da clássica história de Shakespeare, “O Mercador de Veneza” é uma adaptação competente que em nenhum momento soa cansativa ou difícil de acompanhar.

Al Pacino interpreta o judeu Shylock (no qual já interpretou no teatro também) e entrega uma atuação épica e memorável. O famoso monólogo do personagem após descobrir que sua filha fugiu é um dos melhores momentos do longa.

VOCÊ NÃO CONHECE JACK (2010)

voce nao conhece jack

Dirigido por Barry Levinson (“Rain Man”), este filme foi feito para a TV pela HBO e conta a história do Dr. Jack Kevorkian, polêmico médico que apoiava a eutanásia e realizou o procedimento em diversos pacientes.

O mais bacana do filme é que o roteiro não assume lados acerca do tema. Pelo contrário, ele apresenta tudo e deixa os julgamentos para o público. Al Pacino está fenomenal e ganhou o Emmy e Globo de Ouro pelo papel.

NÃO OLHE PARA TRÁS (2015)

20130703_Imagined_0015.jpg

Eu amo este filme! Uma dramédia gostosa de assistir com uma bela mensagem sobre família, perdão, e com um Al Pacino sutil e tocante. Destaque para o ótimo elenco coadjuvante composto por Annette Benning, Jennifer Garner, Bobby Cannavale, Christopher Plummer, Melissa Benoist, etc.

O IRLANDÊS (2019)

O Irlandês

Dirigido por Martin Scorsese e com Robert De NiroJoe Pesci e Al Pacino no elenco, “O Irlandês” é um filmaço sobre as consequências do tempo no mundo da máfia. Pacino interpreta com todo vigor o líder sindicalista Jimmy Hoffa. O ator foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.