INSTRUMENTO

Após restauração, primeiro órgão de tubos do Estado será entregue à comunidade na cidade de Goiás

Instrumento de músicas litúrgicas será reinaugurado durante as celebrações da Semana Santa na cidade

Primeiro órgão de tubos de Goiás será entregue na cidade de Goiás (Foto Secult)
Primeiro órgão de tubos de Goiás será entregue na cidade de Goiás (Foto Secult)

Nesta quinta-feira (28), a cidade de Goiás celebrará um marco histórico na música sacra com a reinauguração do primeiro órgão de tubos do Estado. Após um processo de restauração o órgão de tubos da Igreja Nossa Senhora do Rosário será entregue à comunidade durante as festividades da Semana Santa.

O investimento de R$ 184.157,82 não apenas garantiu a preservação desse importante patrimônio cultural, mas também permitiu revitalizar o centro de eventos musicais na cidade histórica. A restauração, que durou cinco meses foi realizada por uma empresa especializada em São Paulo e envolveu a reconstrução de partes deterioradas, como o fole, além de consertos e revestimento dos tubos e do teclado.

O reitor da Igreja Nossa Senhora do Rosário, Frei Cristiano Bhering, explicou que o órgão estava inativo há mais de 15 anos devido a vários problemas estruturais. Com a revitalização, a igreja visa não só resgatar a música sacra em suas celebrações e preservar um símbolo histórico da cidade de Goiás.

O órgão de tubos da Igreja do Rosário foi encomendado em 1947 por Dom Frei Cândido Penso e é considerado uma das primeiras peças do gênero no Brasil. Sua importância vai além do aspecto musical.

Reinauguração

A entrega do órgão à comunidade coincide com as celebrações do ano jubilar dos 140 anos da presença dos frades dominicanos em Goiás, iniciado em abril de 2023. O evento de reinauguração está programado para ocorrer durante a Missa do Lava-pés e da Santa Ceia do Senhor, marcada para às 19h do dia 28 de março, seguida da adoração ao Santíssimo Sacramento.