Atriz Maria Gladys, encontrada na rua sem dinheiro, é avó da atriz Mia Goth
Maria Gladys foi vista a vagar em situação de vulnerabilidade pelas ruas de Santa Rita do Jacutinga, no interior de Minas Gerais

A atriz da TV Globo Maria Gladys, encontrada vagando na rua em situação de vulnerabilidade e sem dinheiro, estrelou novelas que marcaram época na TV Globo (como Todas as Mulheres do Mundo, Se Eu Fosse Você e a primeira versão de Vale Tudo, em 1988). Mas, entre os mais jovens, ela é conhecida por ser a avó da atriz inglesa Mia Goth, estrela dos filmes de terror “Pearl” e “X”.
Mia passou parte da infância no Brasil, ao lado da Maria Gladys e da mãe, Rachel (que é uma das filhas de Maria). No entanto, ela logo se mudou para Inglaterra, país onde nasceu. Em várias entrevistas e postagens na internet, Mia manifesta o seu carinho pelos pais e pela avó.
Maria Gladys virou um dos assuntos mais comentados na web depois que surgiu a notícia de que ela estaria em situação de vulnerabilidade e vagando em uma das ruas da pequena cidade de Santa Rita do Jacutinga, no interior de Minas Gerais, depois de ter sido dada como desaparecida. Essa é a segunda vez no ano que Gladys some. A primeira vez foi em janeiro, mas a polícia a encontrou pouco tempo depois.
“Alô, amigos! Maria Gladys está em Santa Rita de Jacutinga, sozinha e confusa, sem dinheiro ou abrigo. Precisamos trazê-la para o Rio, onde posso cuidar dela. Nem eu nem minha irmã temos recursos para a passagem. Quem puder ajudar, deixo o PIX dela abaixo”, escreveu Maria Thereza Mello Maron, uma das filhas de Gladys.
Maria Gladys: guerra em família
Gleyson Gladis, um dos filhos da atriz, deu uma entrevista que escancarou os bastidores de uma disputa familiar que envolve abandono, conflitos entre irmãos e denúncias veladas de abuso financeiro. Ele afirma que desde que ela voltou a morar com uma das filhas no Rio, a situação desandou. Segundo ele, a irmã, que hoje vive nos Estados Unidos, deixou a matriarca sem rumo e sem recursos. “Venderam o apartamento, gastaram tudo. Depois mandaram minha mãe pra cá [Minas Gerais]. Agora ela está aqui, perdida, sem dinheiro.”
Gleyson afirma que a mãe já recusou ir para o Retiro dos Artistas, tradicional abrigo de veteranos do teatro e da televisão: “Diz que lá é lugar de gente esperando pra morrer”. A atriz, que atuou em novelas como “Vale Tudo”, “Top Model” e “O Beijo do Vampiro”, hoje vive hospedada em uma pousada no interior de Minas sem ter como arcar com os custos de transporte para voltar à capital fluminense.
Em tom de desabafo, Gleyson diz que não se sente responsável pela mãe. “Ela falou que foi roubada pela minha irmã, que usou o dinheiro pra comprar uma casa no Vidigal. Mas não quero me meter. […] Pra mim, são três loucas: minhas duas irmãs e minha mãe. Eu fui criado pelos meus avós. Ela está aí, moribunda, rodando por aí. Se não quer ajuda, não posso fazer nada”, declarou.