vai encarar?

‘Césio do amor’: versões do ‘morango do amor’ feitas em Goiânia viralizam

Doces verdes e azuis chamaram atenção nas redes sociais; veja imagens

Césio do amor: Morango do amor feito em Goiânia viraliza Doces verdes e azuis chamaram atenção no X (antigo Twitter)
Foto: Redes Sociais

O morango do amor — híbrido entre bombom de morango e maçã do amor — tem feito sucesso internet afora e viralizou com uma versão inusitada supostamente feita em Goiânia. De cores verde fluorescente ou azul, o doce foi apelidado por internautas de “césio do amor”, em referência ao acidente radiológico ocorrido na capital goiana em 1987.

A versão tradicional da guloseima consiste em um morango fresco, envolvido por brigadeiro branco — geralmente feito com leite em pó — e coberto por uma camada fina de açúcar caramelizado vermelho. O resultado é uma explosão de texturas: o azedinho da fruta, o cremoso do brigadeiro e o crocante do caramelo.

Mas a criatividade foi além. Além do césio do amor, circularam nas redes imagens de morangos do amor azuis, igualmente associados de forma bem-humorada ao incidente do césio-137. “Se brilhar no escuro, é 10/10”, brincou um usuário do X (antigo Twitter).

O hype da sobremesa também gerou variações como o “morango do nordeste” (com brigadeiro de doce de leite), o “morangujá” ou “maracujango” (com brigadeiro de maracujá), além de sabores com pistache, abacaxi, uva, banana, mexerica e até versões desconstruídas em marmitas. Tudo, claro, com o selo “do amor”.

Mesmo com os apelidos radioativos, os comentários são recheados de curiosidade e vontade de provar: “Césio ou não, parece bom demais”, escreveu uma usuária. Em Goiânia, terra da criatividade culinária e das histórias virais, não poderia ser diferente.