Cinema

Crítica: A Sun | Netflix

Disponível na Netflix, este drama coreano é tocante, surpreendente e memorável

(Foto: Reprodução/Netflix)

Disponível na Netflix, “A Sun” é um drama de Taiwan que conta a história desta família que tem a vida completamente transformada após o filho mais novo ser condenado a 3 anos de prisão – por ter decepado a mão de um rapaz -, e o filho mais velho cometer suicídio ao se jogar de um prédio.

Diante do drama, o roteiro assinado pelo também diretor da obra, Chung Mong-hong, em parceria com Chang Yao-sheng, segue as consequências do impacto das tragédias na vida dos pais, e acompanha o caçula em sua trajetória dentro da prisão até quando sai e precisa escolher qual caminho trilhar: se volta para a vida de crimes (pressionado por um “primo” má influência) ou se muda radicalmente, começa a trabalhar e viver na honestidade.

Como de costume, o cinema oriental possui um olhar muito humano, e menos manipulativo, ao contar histórias cotidianas e dramas familiares. “A Sun” em nenhum momento perde o ritmo de suas intenções, e nos faz a cada instante se identificar mais com cada personagem. Seja com os dramas dos pais ao lidar com os erros dos filhos – e sentimentos conflituosos que nascem disso -, ou dos filhos em lidar com as consequências de suas atitudes.

O resultado é um drama emocionante. Delicado sem ser piegas. Surpreendente quando menos esperamos. E o mais importante: é um filme que nos mostra a importância de valorizar o momento, as pessoas que temos em nossa vida. Valorizar o sol de cada dia que nasce rotineiramente e ilumina a todos, mas, infelizmente, muitos escolhem se refugiar nas sombras, sair da luz. É uma metáfora, claro, mas não menos verdadeira e oportuna. Recomendado!

A Sun/TAIWAN – 2019

Dirigido por: Mong-Hong Chung

Com: Chien-Ho Wu, Yi-wen Chen, Samantha Shu-Chin Ko

Sinopse: Sinopse: A vida de uma família é transformada depois da prisão do filho mais novo e de uma tragédia devastadora.

a sun