Crítica: Lindinhas | Netflix
Filme peca feio, se perde nas intenções de denúncia e sensualiza erroneamente crianças
O filme polêmico da Netflix! Acusado de EROTIZAR CRIANÇAS DE 11 ANOS de idade – principalmente depois do primeiro pôster infeliz lançado para divulgar a obra internacionalmente.
Este “Cuties” (ou “Lindinhas” aqui no Brasil) é um drama que até possui algumas boas ideias e uma intenção de denúncia sobre abuso infantil válida que incomoda bastante por ser real. Infelizmente, hoje em dia as crianças são erotizadas e muitos de nós não falamos nada. Vejo várias meninas menores de idade postando fotos e vídeos altamente sensuais no Instagram e Facebook e os pais nem falam nada. Ou esses pais não sabem que suas filhas fazem isso ou sabem mas acham normal. Coisa de criança moderna. E atualmente é muito mais fácil essa erotização principalmente porque toda criança possui um celular em mãos.
A história acompanha uma garota negra muçulmana doutrinada com severidade pela religião e família. Até que ela conhece um grupo de meninas no colégio que dançam e ensaiam para participar de um concurso.
O lado positivo de “Lindinhas” é justamente mostrar como vivemos em uma sociedade extremamente erotizada, e como a tecnologia facilita cada vez mais as crianças a terem acesso a qualquer tipo de conteúdo.
No cinema, por mais polêmico que o assunto seja, tudo vai depender da maneira como você transmite ele ao público. Tudo depende da forma como você conta a história. De como você filma. E muitas cenas de dança em “Lindinhas” são desnecessárias e filmadas erroneamente com uma sensualidade mas para regozijo do que para a denúncia.
Ao invés de transmitir o problema com uma visão sóbria, seca e realista, a diretora Maïmouna Doucouré ABUSA DA CÂMERA LENTA, DOS CLOSES NAS BUNDAS e passeia demais a câmera PELO CORPO DAS ATRIZES (de 11 anos!!!). Uma escolha equivocada e extremamente negligente da direção que prejudicou todas as válidas intenções de protesto da história.
Mignonnes/FRANÇA – 2020
Dirigido por: Maïmouna Doucouré
Com: Fathia Youssouf, Médina El Aidi-Azouni, Esther Gohourou…
Sinopse: Em Lindinhas, Amy (Fathia Youssouf) é uma menina de 11 anos que vive em Paris com sua família de origem senegalesa. Quando, procurando compreender qual é o seu lugar no mundo e cada vez mais consciente de sua feminilidade em amadurecimento, ela entra para um grupo de dança da escola chamado “Lindinhas”, a menina acaba entrando em conflito com os valores tradicionais de sua família.
