Cinema

Crítica: Tina | HBO Max

Documentário sobre Tina Turner é uma visão tocante, intimista e pessoal de temas já conhecidos de sua vida

(Foto: Reprodução/HBO)

Tina Turner está em meu Top 10 de cantores favoritos de todos os tempos. Além de possuir uma presença de palco marcante, uma voz poderosa e uma personalidade singular, a cantora, sem dúvida, é um dos maiores ícones da música e uma das mais importantes mulheres na profissão. Foi importante por revolucionar o rock n’ roll para a mulheres e não aceitou ser domada por donos de estúdios, e conseguiu se desprender das amarras do passado para se assumir A Tina Turner indômita, fervorosa e eletrizante nos palcos.

Mas como todo ser humano, e como muitas mulheres, Tina cresceu em um lar dividido, problemático e também viveu um relacionamento abusivo por anos com Ike Turner, com quem iniciou a carreira na música em uma banda do próprio Ike, e que depois veio a se tornar seu marido e empresário.

Este documentário da HBO dirigido por Daniel Lindsah T. J. Martin não traz nenhuma informação sobre a vida da cantora que já não tenha sido explorada nos tabloides ao longo dos anos. No entanto, o diferencial da obra é oferecer uma visão mais intimista, pessoal, emotiva e com maior profundidade acerca dos dramas pessoais de Tina. Apesar de ter superado seu passado, é importante perceber como a própria mídia frequentemente colabora para as lembranças negativas insistindo em falar sobre temas que já foram há muito tempo resolvidos. Como o próprio marido atual da cantora diz em certo momento do filme, este documentário juntamente com a produção teatral realizada para a Broadway servem como fechamento para anos de alimentação do passado.

No documentário são realizadas entrevistas com amigos próximos, utilizadas gravações antigas e vídeos do acervo pessoal da própria artista, falas dos filhos, entrevista de arquivo do já falecido Ike e, claro, o fio condutor de tudo isso é a própria Tina Turner contando a sua história. O resultado é um filme tocante que até aborda assuntos delicados, mas relevantes e importantes principalmente em um momento de mudança social em que vivemos, com mulheres lutando por melhores salários e trabalho. Ouvir a voz potente de Tina em tela e relembrar seus shows é sempre uma experiência irrecusável. Recomendado!

Tina/EUA – 2021

Dirigido por: Daniel Lindsah e T. J. Martin

Com: Tina Turner, Angela Bassett, Oprah Winfrey…

Sinopse: Tina Turner conta sobre suas lutas, problemas e vida pessoal neste documentário sobre sua vida e trajetória artística.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto