Helen Mirren vai interpretar a ex-primeira-ministra de Israel, Golda Meir, no filme ‘Golda’
Golda Meir foi a quarta primeira-ministra de Israel e a única mulher a liderar o país até hoje
A ganhadora do Oscar Helen Mirren (“A Rainha”) vai interpretar a lendária ex-primeira-ministra de Israel, Golda Meir, em “Golda”. O filme será dirigido pelo também vencedor do Oscar Guy Nattiv e produzido pelo vencedor do BAFTA, Michael Kuhn (“A Duquesa”).
O roteiro – escrito por Nicholas Martin (“Florence Foster Jenkins”), que também produz – vai explorar as responsabilidades e decisões intensamente dramáticas e de alto risco que Meir, também conhecida como a “Senhora de Ferro de Israel”, enfrentou durante a guerra do Yom Kippur.
Em 6 de outubro de 1973, sob o manto da escuridão, no dia mais sagrado de Israel e durante o mês do Ramadã, as forças combinadas do Egito, Síria e Jordânia começam um ataque surpresa na Península do Sinai e nas Colinas de Golan. Em desvantagem numérica e com menos armas, Meir enfrenta o perigo imediato e presente de uma bomba-relógio que ela esperava nunca enfrentar. Cercada, isolada e frustrada pelas lutas internas de seu gabinete exclusivamente masculino, com pouca esperança de resgate, uma mulher está em uma corrida contra o tempo para salvar milhões de vidas em ambos os lados do conflito.
Guy Nattiv, nascido em Tel Aviv, Israel, falou sobre a história do filme:
Como alguém que nasceu durante a Guerra do Yom Kippur, tenho a honra de contar esta história fascinante sobre a primeira e única mulher a liderar Israel. O brilhante roteiro de Nicholas Martin mergulha no capítulo final de Golda enquanto o país enfrenta um ataque surpresa mortal durante o dia mais sagrado do ano, um núcleo de generais delirantes minando o julgamento de Golda, ao mesmo tempo que se submetem a tratamentos secretos para sua doença. Eu não poderia estar mais animado para trabalhar com a lendária Helen Mirren para trazer esta história épica, emocional e complexa para a vida.
Nattiv ganhou um Oscar com seu curta-metragem “Skin”, que depois virou um longa-metragem estrelado por Jamie Bell, Vera Farmiga e Danielle Macdonald. O filme recebeu o Prêmio Fipresci de diretor estreante no Festival de Cinema de Toronto de 2018, onde foi adquirido pela A24 Films.