Cinema

Morre Christopher Plummer, ator de “A Noviça Rebelde”, aos 91 anos

Plummer ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 2011 pelo filme "Toda Forma de Amor"

(Foto: Reprodução/Internet)

O ator canadense, Christopher Plummer, morreu nesta sexta-feira em sua casa, em Connecticut, aos 91 anos.

Conhecido por sua atuação no clássico “A Noviça Rebelde” (1965), onde interpretou o Capitão Von Trapp, Plummer possui uma carreira diversa que começou no teatro. Atuou em peças adaptadas de Shakespeare, na Broadway e ganhou 2 Tony Awards. No cinema, ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme “Toda Forma de Amor” (2010) e possui atuações aclamadas em obras como “O Informante”, “12 Macacos”, “Uma Mente Brilhante” e também por ter dado voz ao vilão Charles Mantz do longa animado “Up – Altas Aventuras”, da Pixar.

Sua última indicação ao Oscar foi como Melhor Ator Coadjuvante em 2018 pelo filme “Todo Dinheiro do Mundo”, onde substituiu Kevin Spacey quando o filme já estava pronto.

Sua primeira atuação aclamada pela crítica foi em “Henrique V” no Festival de Stratford em 1956. Ele triunfou como Iago, o nêmesis do ator James Earl Jones em “Othello” na adaptação para a Broadway nos anos 80. Atuou também em “Macbeth” ao lado de Glenda Jackson.

“Chris foi um homem extraordinário que amava e respeitava profundamente sua profissão com ótimas velhas maneiras, humor auto-depreciativo e a música das palavras”, pronunciou Lou Pit, seu amigo de longa data e empresário por 46 anos. “Ele era uma tesouro nacional que aproveitava bem suas raízes canadenses. Através de sua arte e humanidade, ele tocou nossos corações, e sua vida lendária irá perdurar por todas as futuras gerações. Ele sempre estará conosco.”