Streaming

Crítica: Ron Bugado (2021) – Disney+

“Ron Bugado” foi produzido por uma empresa britânica chamada Locksmith Productions em parceria com a…

(Foto: Disney)

“Ron Bugado” foi produzido por uma empresa britânica chamada Locksmith Productions em parceria com a 20th Century Fox para distribuição. Como a Disney comprou a Fox durante o processo, a animação, naturalmente, foi para os braços do Mickey Mouse e ganhou lançamento no cinema em outubro de 2021, e agora foi lançado gratuitamente no Disney+. E que pérola de animação! Não tinha conseguido assistir em sua estreia original, mas ainda assim, dentro do conforto do meu lar, “Ron Bugado” alcançou as melhores notas possíveis ao entregar uma história sobre descobrir verdadeiros amigos e saber aproveitar a vida fora do mundo virtual.

A animação pode não ter a qualidade técnica de empresas mais avançadas como Pixar ou a própria Disney Animaiton, mas também está longe de possuir uma qualidade mediocre. O visual, o design de personagens e a fotografia são competentes e nunca sobrepujam a história. Aliás, “Ron Bugado” lembra a Pixar em seus melhores dias. É uma animação divertidíssima – destaque para a dublagem brasileira sensacional (pra variar) -, mas sabe construir e desenvolver seu lado emocional de maneira que nos faça se identificar com os personagens e sua jornada, culminando em inúmeros momentos ótimos e um final emocionante – e até ousado.

Na trama, o futuro não são mais celulares, mas sim um robô de formato oval que preenche todas as necessidades do usuário e serve de ponte para encontrar amigos com o mesmo gosto, fazer lives e divulgar fotos diárias para alcançar mais e mais likes. Os B-Bots se tornaram uma sensação e toda criança tem um. Menos Barney. Um garoto com dificuldades para fazer amigos, que é sempre excluído na escola e sofre por não ter um B-Bot. Mas tudo muda quando ele ganha um de presente de aniversário, mas uma edição que venho com defeito e não consegue acessar a rede de sua empresa programadora, Bolha (o nome já diz tudo!). Chamado de Ron, o B-Bot não consegue mapear as pessoas próximas e identificar quem compartilha dos mesmos gostos de Barney, que terá que ensinar pessoalmente o robô como ser um amigo.

A importância de sair da ‘bolha’ e conhecer o mundo la fora é um dos temas centrais de “Ron Bugado”. Ao invés de se contentar com o algoritmo, conhecer pessoas e diversões novas são parte importante do crescimento como pessoa – principalmente em um mundo atual em que nos contentamos com o nicho. O desfecho do filme é esperançoso, mas não menos utópico ao descartar as possibilidades negativas de um mundo com B-Bots livres de programação (apesar de pincelar superficialmente o assunto), mas é um desenho e a intenção aqui é justamente passar a mensagem de viver fora do virtual e voltar a conversar e se divertir pessoalmente com as pessoas.

“Ron Bugado” é um deleite e uma das melhores animações de 2021. Uma grata surpresa engraçada, divertida e melancolicamente emocionante. Não estar indicado ao Oscar de Melhor Animação é outro desses equívocos da Academia de Hollywood.

Ron’s Gone Wrong/EUA, REINO UNIDO – 2021

Dirigido por: Sarah Smith, Jean-Philippe Vine e Octavio E. Rodriguez

Vozes no original de: Jack Dylan Grazer, Zack Galifinakis, Ed Helms, Olivia Colman, Justice Smith…

Sinopse: Ron Bugado conta a história do jovem Barney, um menino de onze anos que tem dificuldade de fazer novos amigos, e seu companheiro Ron, uma inteligência artificial de alta tecnologia que anda, fala e é o “melhor amigo fora da caixa” de Barney. Mas quando Ron começa a ter seu funcionamento comprometido, os dois saem em uma aventura repleta de ação, onde a amizade entre os dois se mostra verdadeira.

Ron Bugado (Ron's Gone Wrong) (2021) BRRip Dublado – Top Dez Filmes