Seriado

Crítica: The Righteous Gemstones (2ª temporada) – HBO Max

Demorei mas resolvi assistir “The Righteous Gemstones”, seriado criado por Danny McBride, que também é…

(Foto: HBO)

Demorei mas resolvi assistir “The Righteous Gemstones”, seriado criado por Danny McBride, que também é um dos protagonistas do show.

A primeira temporada é excelente, um projeto focado recheado de ironia e críticas ácidas ao mundo comercial, e hipócrita, das igrejas evangélicas. O uso da fé para a prosperidade de seus pastores, e como por trás de toda aparência de santidade, temos pessoas completamente diferentes e interessadas apenas em si. Ao mesmo tempo, o primeiro ano possui uma trama surpresa envolvendo roubo, acidentes e assassinatos. Tudo embalado por um ritmo empolgante e um elenco afinado encabeçado pelo sempre ótimo John Goodman, Danny McBride, Adam Edi Patterson, Adam Devine e outros.

A trama acompanha a família de pregadores Gemstones, responsáveis por uma bem sucedida e influente igreja evangélica com rede de televisão, rádio e um império com vários trabalhos sociais pelo mundo – e dominante, principalmente, nos EUA. Porém, nos bastidores, esta família também possui uma longa tradição de cobiça, desvio de dinheiro, luxo exacerbado e outras condutas questionáveis (uma clara referência ao casal Tammy Faye e Jim Bakker).

“The Righteous Gemstones” é uma série que lida com um assunto muito presente em nossa sociedade, e só não é tão polêmica porque é incontestável a péssima conduta da grande maioria dos líderes religiosos do nosso mundo. Mas esta segunda temporada a qualidade cai ‘abundantemente’, e é triste acompanhar um show que começou tão bem (e tão cheio de personalidade), entrar em um limbo criativo sem vida e criatividade.

Esta segunda temporada ainda possui a crítica religiosa e o mundo de aparências, e hipocrisia, desses personagens, mas não tem foco e objetivo. O roteiro vai por caminhos forçados e cria tramas que não acrescentam em nada, além de injetar conteúdo demais que prejudica totalmente o ritmo. Exemplo maior disso é o desenvolvimento do personagem de Adam Devine, Kelvin Gemstone. Filho mais novo do patriarca Eli Gemstone (Goodman), sua trama com um grupo de seguidores másculos e crossfiteiros é risível e ridícula (no mal sentido), e não agrega absolutamente nada ao todo.

Talvez eu assista a terceira temporada por carinho ao ótimo John Goodman, e para dar uma segunda chance a um show tão promissor. Mas que é de doer o coração presenciar tamanha queda na qualidade, isso é.

The Righteous Gemstones Season 2/EUA

Criado por: Danny McBride

Número de episódios: 09

Onde assistir: HBO MAX

Com: John Goodman, Danny McBride, Adam Edi Patterson, Adam Devine, Tony Cavalero, Cassidy Freeman…

Pôster The Righteous Gemstones - Temporada 2 - Pôster 1 no 3 - AdoroCinema