Quarta-feira, 19 de Agosto de 2026
coroa de espinhos

Candidato a suplente de senador é intimado a trocar foto de Jesus na urna; veja imagem

Dilcon Afonso interpreta o personagem há 35 anos e usou caracterização de Cristo no registro

Por - Goiânia, GO
Publicado em: • Atualizado em:
Candidato a suplente de senador no Piauí é intimado a trocar foto de Jesus na urna Dilcon Afonso usou caracterização de Cristo no registro

O candidato a suplente de senador Dilcon Afonso Santos Carvalho, do Democracia Cristã (DC), no Piauí, foi intimado pelo Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-PI) a trocar a foto apresentada no registro de candidatura. Na imagem, ele aparece caracterizado como Jesus Cristo, personagem que interpreta há 35 anos em encenações da Paixão de Cristo e da Via-Sacra.

A decisão foi expedida pelo TRE-PI no dia 16 de agosto e deu ao candidato três dias para apresentar uma nova fotografia dentro dos critérios exigidos pela Justiça Eleitoral.

Segundo a decisão, a imagem apresentada não atende às regras estabelecidas pelo artigo 27 da Resolução TSE nº 23.609/2019, que regulamenta os registros de candidatura.

A norma determina que a fotografia utilizada na urna seja recente, colorida, com fundo uniforme e mostre o candidato de frente, em enquadramento de busto e com trajes adequados para uma foto oficial.

Embora a resolução permita indumentárias e pinturas corporais de caráter étnico ou religioso, ela proíbe elementos cênicos e outros adornos que possam dificultar a identificação do candidato pelo eleitor.

Caso não apresente uma nova foto dentro das exigências, o registro da candidatura de Dilcon poderá ser indeferido.

Dilcon é empresário e trabalha na Central de Abastecimento do Piauí (Ceasa). Ele é suplente na chapa encabeçada por Dionísio Carvalho, que disputa uma vaga ao Senado nas eleições de 2026.

Após a decisão do TRE-PI, Dionísio publicou um vídeo ao lado de Dilcon e comentou a determinação da Justiça Eleitoral. Na gravação, ele fez uma comparação com a foto utilizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na urna, na qual o petista aparece usando chapéu.

“Se Lula pode usar o chapéu na urna, por que a coroa de Jesus não pode?”, questionou Dionísio.

O candidato, porém, afirmou que a comparação não tinha como objetivo criticar o presidente.

Candidato a suplente de senador no Piauí é intimado a trocar foto de Jesus na urna; veja imagem

Candidato Dilcon Afonso caracterizado como Jesus – Foto: Reprodução
  • 7 séries (e minisséries) sobre Jesus Cristo para assistir; veja a lista

Categorias:
Brasil Cotidiano Curiosidades Entretê
Tags:
Jesus Jesus Cristo Piauí Político Senador TRE