Diretor de A Chegada e Sicário pode assumir adaptação de Duna
Denis Villeneuve estaria em negociações iniciais com a Legendary para assumir o projeto
Denis Villeneuve está com a agenda cheia. O diretor francês foi de ilustre desconechido a diretor badalado em apenas um ano: após o sucesso de Sicário, ele emplacou o favorito ao Oscar A Chegada e agora se prepara para lançar no ano que vem Blade Runner 2049. Com tanto destaque, não é surpresa que o diretor tenha sido convidado a assumir Duna.
Segundo o Deadline, a Legendary Pictures conseguiu os direitos sobre a obra de Herbert e planeja uma franquia gigante de filmes e está à procura de um diretor. Villeneuve já estaria em negociações já que disse em mais de uma entrevista que é apaixonado pela saga e adoraria levá-la ao cinema.
Duna é uma série de livros de ficção-científica e fantasia épica que se espalha por quase 3000 páginas, seis livros e 15 mil anos de história. O primeiro livro foi publicado em 1965 e o último em 1985 por Herbert e, depois, seu filho, Brian continuou a história com sequências, interlúdios e prequelas que renderam mais 12 livros.
Por ser uma das séries de ficção mais complexas, longas e abertamente difíceis, os livros tenderam a ficar longe do cinema até agora. Houve uma tentativa fracassada de adaptação em 1984 estrelada por Kyle McLachan e dirigida por David Lynch.
Os livros acompanham as lutas feudais e por influência da família Atreides com seus rivais pelo controle do planeta Arrakis, um lugar árido conhecido como Duna, mas que é o único lugar na galáxia de onde se estraia a droga Melange, responsável por permitir viagens de longo alcance no espaço, tornando-a a commodity mais cara do universo.
Intrigas, golpes de estado e fanatismo religioso são apenas alguns dos vários temas abordados ao longo da série.