SAÚDE

Doença de Lyme: médica de Goiânia explica diagnóstico de Justin Timberlake

Anúncio foi feito nas redes sociais do cantor

Justin Timberlake revela ter doença de Lyme; entenda o diagnóstico
Justin Timberlake (Foto: Reprodução/Instagram)

O cantor Justin Timberlake, de 43 anos, compartilhou em suas redes sociais, nesta quinta-feira (31/7), que foi diagnosticado com a doença de Lyme, uma infecção transmitida pela picada de carrapatos contaminados.

Em sua publicação, Timberlake escreveu: “Tenho lutado contra alguns problemas de saúde e fui diagnosticado com a doença de Lyme -— que não digo para que se sinta mal por mim -— mas para esclarecer o que tenho enfrentado nos bastidores.” O cantor também comentou sobre os impactos da doença em sua vida: “Viver com isto pode ser implacavelmente debilitante, tanto mental como fisicamente. Quando recebi o diagnóstico pela primeira vez fiquei chocado.”

A doença de Lyme é causada por bactérias do complexo Borrelia burgdorferi, transmitidas pela picada de carrapatos do gênero Ixodes. A doença é mais comum nos Estados Unidos e na Europa, mas no Brasil o vetor principal é o carrapato estrela (Amblyomma cajennense), que também transmite a febre maculosa. Nesses casos, a condição é conhecida como “Doença de Lyme-símile brasileira” ou Síndrome Baggio-Yoshinari, devido às diferenças clínicas, laboratoriais e epidemiológicas.

Ao Mais Goiás, a infectologista Priscilla Yoshiko Sawada, do Einstein Goiânia, detalhou os três estágios da doença:

  1. Fase aguda: caracterizada por lesões na pele típicas (manchas avermelhadas com centro claro), febre, mal-estar, dor de cabeça e dores musculares.
  2. Fase intermediária: manifestações articulares, neurológicas, cardíacas e oftalmológicas, podendo surgir semanas ou meses após a infecção, mesmo sem sintomas iniciais.
  3. Fase tardia ou crônica: comprometimento reumatológico e cutâneo, com reaparecimento frequentes, especialmente quando não há diagnóstico e tratamento precoces.

A médica explicou ainda que a fase inicial pode desaparecer sem tratamento, dificultando o diagnóstico precoce. Além disso, as diferentes espécies da bactéria podem causar quadros clínicos variados, dependendo da região geográfica.

Diagnóstico

O diagnóstico da doença é realizado com base no quadro clínico, histórico epidemiológico (exposição a áreas com carrapatos) e exames laboratoriais, como sorologia e PCR, que nem sempre são conclusivos, especialmente no Brasil.

Tratamento

Priscilla Sawada ressalta que o tratamento da doença envolve antibióticos prolongados, geralmente por 30 dias ou mais, dependendo da fase e da gravidade da infecção.

Famosos que tiveram Lyme

A condição não é inédita no meio artístico. A cantora Avril Lavigne enfrentou um período difícil após ser diagnosticada com a doença em 2014. Já Justin Bieber contou, em 2020, que passou anos lidando com os sintomas. Além deles, a modelo Bella Hadid também precisou pausar a carreira para priorizar o tratamento. Todos relataram os efeitos duradouros da doença e os desafios para manter a rotina de trabalho diante das limitações físicas.

LEIA TAMBÉM
Avril Lavigne lembra quando teve Lyme, apoia Bieber e diz que doará lucros e ajudará doentes