‘Dona de Mim’: Ministério da Justiça toma atitude e novela terá alteração; saiba qual
Decisão foi publicada no Diário Oficial da União
A novela “Dona de Mim”, atual produção das 19h da Globo, passou por uma mudança definida pelo Ministério da Justiça, que tomou uma nova atitude em relação à classificação indicativa da trama. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (25) e envolve a reavaliação completa do conteúdo exibido.
A produção deixa de ser não recomendada para menores de 12 anos e passa a ser não recomendada para menores de 14 anos, após análise do DPJUS (Departamento de Promoção de Políticas de Justiça). O órgão citou excesso de cenas de violência e conteúdos sexuais como motivos para a alteração.
O caso de estupro envolvendo Kamilla (Giovanna Lancellotti) foi apontado como o principal fator que levou ao aumento da faixa etária. Sequências de ação envolvendo operação policial e tiroteios entre agentes e criminosos também influenciaram a revisão.
- As 12 piores novelas de todos os tempos
- Ana Castela vai estrear como atriz em novela sertaneja gravada em Goiânia; saiba tudo
“Foram identificadas inúmeras tendências, com destaque para estigma ou preconceito (14 anos), erotização (14 anos), morte intencional (14 anos), descrição do consumo ou tráfico de droga ilícita (14 anos), estupro ou coação sexual (16 anos) e produção ou tráfico de droga ilícita (16 anos)”, diz o despacho do Ministério da Justiça.
Ainda segundo o órgão, a nova classificação vale para toda a obra e para qualquer versão derivada exibida em plataformas ou veículos, tornando sem efeito as decisões anteriores sobre a faixa etária.
Com o novo selo, o governo recomenda que “Dona de Mim” seja exibida apenas após 21h. A recomendação, porém, não é obrigatória, conforme entendimento do STF em decisão de 2016 — ou seja, o horário na Globo deve permanecer o mesmo.
- Rainha da Sucata: saiba o final da novela reprisada no ‘Vale a Pena Ver de Novo’