VEJA O QUE ELA DISSE

Emma Watson comenta relação com J.K. Rowling após polêmicas

Atriz falou sobre o afastamento da autora em entrevista a podcast

ccomenta relação com J.K. Rowling após polêmicas
Emma Watson e JK Rowling (Foto: Getty Images)

A atriz Emma Watson se pronunciou pela primeira vez sobre o distanciamento em sua relação com J.K. Rowling, criadora do universo Harry Potter. A autora tem feito declarações públicas contra os direitos de pessoas trans, o que gerou críticas de atores da franquia, como Watson e Daniel Radcliffe.

Nas redes sociais, Rowling chegou a responder aos intérpretes, afirmando que poderiam “guardar suas desculpas” caso mudassem de opinião no futuro e dizendo não ter interesse em conversar com eles.

Durante participação no The Jay Shetty Podcast, Watson afirmou: “Acho que o que mais me deixou chateada nisso tudo é que nunca foi possível termos uma conversa”, destacando que sempre esteve aberta ao diálogo.

A atriz acrescentou que consegue separar suas diferenças de opinião da experiência que viveu com a autora. “Eu realmente não acredito que, por ter tido essa experiência e por ter o amor, o apoio e os pontos de vista que tenho, isso signifique que eu não possa e não valorize J.K. e a pessoa com quem tive experiências pessoais. Eu nunca vou acreditar que uma coisa anule a outra e que eu não possa guardar com carinho a minha experiência sobre essa pessoa.”

Watson disse ainda acreditar na importância de manter conversas respeitosas, mesmo diante de divergências: “Acredito na importância de termos conversas. Acho que a conclusão a que cheguei é que não se trata tanto do que dizemos ou do que acreditamos, mas sim de como dizemos. Eu vejo este mundo agora, onde parece que estamos dando permissão para esse ‘descarte’ de pessoas, ou para a ideia de que as pessoas são descartáveis. Eu sempre vou achar isso errado. Apenas acredito que ninguém é descartável.”

A atriz afirmou que evita prolongar o debate público com Rowling por considerar o tema doloroso. “Não é porque eu não me importo com ela ou com o problema, mas sim porque a forma como a conversa está sendo conduzida é realmente dolorosa para mim.”

Apesar das divergências, Emma ressaltou sua gratidão pelo papel da autora em sua trajetória profissional. “Não há mundo no qual eu poderia cancelá-la, ou cancelar (aquela experiência), por qualquer coisa. Eu não tenho o que fazer além de segurar essas duas coisas incompatíveis juntas, e aceitar que talvez não sejam concordantes”.

Ela concluiu dizendo que a experiência com Harry Potter e sua relação com Rowling seguem marcantes: “Eu posso amá-la, posso saber que ela me amou, posso ser grata a ela, posso saber que as coisas que ela disse são verdadeiras, e pode haver todo esse outro lado. Meu trabalho, sinto eu, é apenas acolher tudo isso, mas o mais importante é que o que ela fez nunca me será tirado.”