Estátua de Preta Gil e Gilberto Gil é inaugurada em Copacabana
Iniciativa partiu do quiosque Areia MPB e acontece dois meses após a morte da cantora
Foi inaugurada na última segunda-feira (15), na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, uma estátua em homenagem a Preta Gil e Gilberto Gil. A iniciativa partiu do quiosque Areia MPB e acontece cerca de dois meses após a morte da cantora.
Durante a cerimônia, o quiosque divulgou um vídeo em suas redes sociais ao som de Sinais de Fogo, mostrando fãs reunidos em torno da escultura, registrando fotos e participando da homenagem.
“Um símbolo de força, alegria, representatividade e amor à música brasileira. Preta deixou sua voz, sua luz e sua coragem marcadas para sempre em nossos corações, e agora também na paisagem da nossa cidade”, destacou o quiosque. Em outra publicação, acrescentou: “Eternizada em nossos corações e agora também na orla, com uma homenagem à altura da sua grandeza.”
Entre os presentes estava o influenciador Gominho, amigo próximo de Preta, que compartilhou momentos da inauguração em seus stories no Instagram.
Preta Gil morreu no dia 20 de julho, aos 50 anos, em decorrência de um câncer no intestino. Filha de Gilberto Gil, era reconhecida como ícone cultural brasileiro, com forte atuação na luta contra o racismo, a gordofobia, além da defesa dos direitos das mulheres e da comunidade LGBT+. O diagnóstico da doença ocorreu em janeiro de 2023, e a artista compartilhou publicamente sua trajetória de tratamento até os últimos meses de vida.
LEIA TAMBÉM
Cinzas de Preta Gil serão transformadas em diamante; entenda a técnica