Estrela do cinema francês, Alain Delon morre aos 88 anos
Delon protagonizou clássicos do cinema nos anos 1960 e 1970, e fez parcerias com cineastas importantes como Jean-Luc Godard
Morreu aos 88 anos o famoso ator de cinema Alain Delon, uma das figuras mais importantes do cinema francês e mundial. A informação foi confirmada pela família neste domingo (18).
Delon foi o protagonista de mais de 90 produções cinematográficas em parceria com cineastas como Jean-Luc Godard, Louis Malle, René Clément, Jacques Deray, Jean-Pierre Melville e Luchino Visconti. O auge da carreira dele aconteceu nos anos 1960 e 1970.
O ator nasceu no dia 8 de novembro de 1935 em uma cidade chamada Sceaux, nos arrredores de Paris. Ele contava que foi expulso de diversas escolas e decidiu começar a trabalhar como aprendiz de açougueiro ao lado do pai, aos 14 anos. Aos 18, alistou-se como fuzileiro naval da Marinha francesa e inclusive participou de combates na guerra colonial do Vietnã. Sua passagem pelas Forças Armadas terminou em 1956.
Delon deu os primeiros passos na carreira de ator no ano seguinte, com uma ponta no filme ‘Uma tal Condessa’, de Yves Allégret. Anos depois, brilharia em clássicos como ‘O Sol por Testemunha’, ‘Rocco e seus Irmãos’, ‘O Leopardo’, ‘O Samurai’, ‘A Piscina’ e ‘Cidadão Klein’. Sua última aparição pública foi em maio de 2019, ocasião em que recebeu a Palma de Ouro honorária no Festival de Cannes.