Faustão passa por transplante de fígado e retransplante de rim em São Paulo
De acordo com a equipe médica, o apresentador recebeu os dois órgãos de um mesmo doador
O apresentador Fausto Silva, 75 anos, foi submetido a um transplante de fígado e a um retransplante de rim, nesta quarta (6) e quinta-feira (7), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. De acordo com informações da equipe médica, os dois órgãos, oriundos de um mesmo doador, foram considerados compatíveis pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo.
Internado desde 21 de maio para tratar uma infecção bacteriana com sepse, Faustão passou por tratamento para controle do quadro e por um processo de reabilitação clínica e nutricional. O objetivo era estabilizar a condição de saúde e viabilizar os procedimentos cirúrgicos, incluindo o retransplante renal, que já estava previsto há cerca de um ano.
O histórico recente de saúde do apresentador inclui outras cirurgias de alta complexidade. Em agosto de 2023, ele recebeu um novo coração. Já em fevereiro de 2024, foi submetido a um transplante de rim, após dois meses na fila. Na ocasião, familiares informaram que os rins já apresentavam comprometimento desde o transplante cardíaco, o que o levou a realizar sessões de hemodiálise.
Em entrevistas concedidas após as cirurgias anteriores, Faustão destacou nunca ter feito uso de álcool, cigarro ou drogas, e descreveu a recuperação como um processo que exige cuidados intensos, fisioterapia e exercícios. Ele também afirmou sentir responsabilidade pelo “presente” que recebeu com os transplantes.