Filme goiano é finalista de festival de cinema dos EUA
O documentário O Homem do Cerrado disputa no IndustryBOOST Competition, na Flórida
De Goiás para o mundo: o longa-metragem documentário O Homem do Cerrado, primeiro longa do cineasta Wederson Arantes, está entre os finalistas do festival internacional IndustryBOOST Competition, na Flórida, nos EUA.
O filme fala sobre a vida e o dia-a-dia de seu Joaquim e sua vida solitária na roça. “O filme trata de um homem que vivia solitário no cerrado goiano e, a seu modo, era feliz assim. Até que algo, fora do seu controle, força-o a uma mudança repentina. Esse é um filme sobre solidão, sobre fé e sobre a relação do homem com a natureza, os animais e o lugar onde vive”, explica, em release, Wederson sobre o longa.
Sobre o significado da produção, ele disse: “se o filme tiver alguma mensagem, penso que seria alguma coisa relacionada ao individuo estar sempre a mercê de coisas fora do alcance de suas mãos. Coisas que ele não pode mudar, mas que acabam por mudá-lo”. Com uma câmera na mão e uma ideia na cabeça, tal qual Glauber Rocha, Wederson passou seis semanas com seu Joaquim no final de 2014 e filmou mais de 150 horas de material que depois foram condensadas em um corte de 100 minutos.