em família

Fotos: Relembre mães e filhas que posaram juntas em ensaios polêmicos da Playboy

"Ir para a escola após ter posado nua foi uma loucura”, diz atriz

Mães e filhas que posaram juntas em ensaios da Playboy "Ir para a escola após ter posado nua foi uma loucura”, diz atriz
Foto: Reprodução

Ao longo de décadas, a revista mais famosa do gênero também colecionou capas e matérias que viraram assunto no Brasil e no mundo. Entre os momentos mais comentados, estão os casos de mães e filhas que posaram juntas em ensaios polêmicos da Playboy, misturando sensualidade, choque e repercussão midiática. De brasileiras a celebridades internacionais, alguns desses cliques entraram para a história da publicação.

Helô Pinheiro e Ticiane Pinheiro

Depois de estrelar uma capa sozinha, em maio de 1987, Helô Pinheiro voltou às páginas da Playboy em 2003. Só que, desta vez, a eterna Garota de Ipanema, então com 60 anos, posou acompanhada da filha Ticiane Pinheiro, que tinha 26 na época. A polêmica começou já pela capa. Mais tarde, Helô revelou em entrevistas que os dois ensaios — o primeiro e o realizado com a filha — foram motivados por dificuldades financeiras. Ticiane já disse também se arrepender das fotos.

Monique Evans e Bárbara Evans

Monique Evans foi capa da Playboy em 1985, 1986 e 1993. Já a filha, Bárbara Evans, estampou a edição de dezembro de 2011 com a chamada “A Lolita que você pediu para Papai Noel”, também alvo de críticas. Bárbara tinha 20 anos e trabalhava como modelo desde os 15. Monique, apesar de não posar nua na ocasião, apareceu vestida na seção “20 perguntas” da mesma edição.

Foto: Reprodução

Joana Medeiros e Maria Lúcia Dahl

Quem também posou acompanhada da mãe foi a atriz Joana Medeiros, que atuou em novelas como Páginas da Vida e Mulheres Apaixonadas. Ela e a também atriz e escritora Maria Lúcia Dahl surgiram nuas na edição que trazia Magda Cotrofê na capa, em 1985.
A maior polêmica veio à tona porque Joana ainda não havia completado 18 anos quando fez o ensaio com a mãe, que morreu em 2022. Em entrevista ao site Heloisa Tolipan, em 2022, Joana disse:

“Eu caí na cilada da ‘Playboy’. Era uma oportunidade. Sem assessoria, fui enveredando pelo que pintou pra mim. O posar nua não foi uma grande questão, a questão é que nos expuseram sem cuidado… Eu ainda estudava, então ir para a escola após haver posado nua foi uma loucura.”

Foto: Reprodução

Moriah e Ciria López (México)

Em 2019, a Playboy México também gerou discussão ao publicar um ensaio sensual com Moriah e sua mãe, Ciria López. As duas posaram de lingerie e em clima íntimo, causando debates nas redes sociais sobre os limites entre arte, erotismo e tabu familiar.

Lynne Austin e sua filha Taylor Austin (EUA)

PAra fechar a lista de mães e filhas que posaram juntas em ensaios da Playboy. Nos Estados Unidos, a ex-Playmate Lynne Austin, famosa nos anos 1980, posou para um ensaio especial da Playboy junto da filha, Taylor Austin, em 2008. Apesar de não aparecerem completamente nuas juntas, o editorial teve tom provocativo e rendeu grande repercussão na época.