George Takei não aprovou a revelação de que Sulu é gay
Intérprete original do personagem acha que mudança não condiz com a visão do criador de Star Trek
Parece que George Takei não aprovou a homenagem que lhe fizeram em Star Trek: Sem Fronteiras. O ator falou com o THR após a revelação de que o personagem Hikaru Sulu, que ele interpretou nos anos 1960, é gay na nova versão criada por JJ Abrams.
A mudança teria sido feita em homenagem a Takei, homossexual assumido. “Estou muito feliz que há um personagem homossexual. Mas infelizmente, ele modifica a criação de Gene [Rodenberry, criador de Star Trek], na qual ele dedicou-se tanto. Isso eu acho triste.”
Takei revelou que já sabia da notícia desde o ano passado. A ideia da mudança veio de Simon Pegg, ator que interpreta Scotty no filme e que escreveu o roteiro. Ele teria passado a ideia adiante para Justin Lin, o diretor, que a aprovou. O novo ator que faz Sulu, John Cho, teria ligado para Takei para contar as boas novas, mas não isso o que aconteceu.
“Eu tentei convencê-lo a criar um personagem gay que fosse novo. Sejam criativos e façam um personagem que possui uma trajetória sendo gay, um background, ao invés de usar Sulu: hetero até agora para de repente ser percebido como ‘no armário'”. Segundo ele, Justin Lin também o ligou e ele insistiu que criassem um personagem novo por esta visão de Sulu mudar o personagem original.
“O filme vai sair no aniversário de 50 anos de Star Trek e devia ser uma homenagem à visão original de Gene que nos carregou por meio século de jornada. Honre-o e crie um personagem novo e interessante”, completou.
O ator também contou que, ainda no armário, conversou sobre falar sobre o tema LGBT no seriado original em 1968. No mesmo ano, a série transmitiu o primeiro beijo interracial da televisão dos EUA entre o capitão Kirk e a tenente Uhura. Resultado: muitos estados dos Sul dos EUA não transmitiram o episódio que causou ultraje e polêmica em todo o país.
“Gene era um grande apoiador dos direitos LGBT”, disse Takei, “Mas ele estava caminhando sobre a corda bamba com as temáticas que abordava e temia que a série fosse cancelada”. A série já havia tratado de outros temas como igualdade racial, contra a Guerra do Vietnã e a Guerra Fria e de fato foi cancelada no ano seguinte.
Porém, ela sobreviveu para dar origem a 13 filmes e outras seis séries de TV. Além dos novos filmes, uma nova série deve estrear em janeiro de 2017. Takei, com 79 anos, gostaria de aparecer no novo programa: “Leonard Nimoy [que faz Spock] apareceu em dois dos novos filmes. Não vejo porque um velho e sábio almirante Hikaru Sulu não poderia aparecer”, disse. Star Trek: Sem Fronteiras estreia no dia primeiro de setembro.