vai assistir?

Globo decide voltar com ‘Malhação’ em 2026 como ‘novela vertical’

Produção fez sucesso entre 1995 e 2021

Globo decide voltar com 'Malhação' em 2026 como 'novela vertical' Produção fez sucesso entre 1995 e 2021 nas tardes da emissora
Imagem: TV Globo

Um dos produtos mais emblemáticos da televisão brasileira vai ganhar nova vida. A Globo decidiu voltar com “Malhação” em 2026, apostando em no formato de novela vertical, voltado especialmente para as redes sociais, acompanhando a estratégia digital que a emissora passou a adotar neste ano.

Segundo o diretor-executivo da TV e Estúdios Globo, Amauri Soares, o projeto ainda está em fase inicial de desenvolvimento. A emissora já recebeu sinopses e tem realizado pesquisas de opinião para definir como será o lançamento da nova versão da trama. A ideia é colocar a produção no ar no primeiro semestre de 2026.

A proposta da nova “Malhação” mantém a essência que marcou a história da atração: a combinação de atores novatos e veteranos, abordando temas ligados ao universo adolescente. A principal diferença está no formato, já que a produção será pensada como uma novelinha vertical, adaptada para consumo em celulares e plataformas digitais.

Outro ponto em análise é a possibilidade de a produção também ser exibida em outras plataformas, como o Globoplay. Além disso, a Globo estuda utilizar a marca Malhação em ações de licenciamento de produtos, retomando uma estratégia que já foi explorada no passado.

Exibida originalmente entre 1995 e 2022, com temporadas inéditas até 2020, “Malhação” foi criada por Emanuel Jacobina e Andréa Maltarolli como uma resposta ao sucesso de “Confissões de Adolescente”, da TV Cultura. A produção adotou um formato de temporadas longas e elenco rotativo.

Tradicionalmente exibida de segunda a sexta-feira, no fim da tarde, a novela revelou diversos nomes que se tornaram destaque na televisão brasileira, consolidando-se como um dos maiores fenômenos juvenis da história da Globo.