fantasia

Grande Rio pode perder pontos após problema com Virginia? O que diz regulamento

Influencer terminou desfile na Marquês de Sapucaí sem costeiro

Grande Rio pode perder pontos após problema com Virginia? O que diz regulamento terminou desfile na Marquês de Sapucaí sem costeiro
Imagem: Divulgação

A estreia de Virginia Fonseca como rainha de bateria da Acadêmicos do Grande Rio, na madrugada desta quarta-feira (18), foi marcada por imprevistos técnicos e levantou uma dúvida: a escola pode ser penalizada? A influenciadora, de 26 anos, teve dificuldades com o costeiro de aproximadamente 12 quilos, que precisou ser retirado ainda durante o desfile. Ela seguiu pela Marquês de Sapucaí sem o adereço, inclusive ao passar pelo último módulo de jurados.

Outro problema ocorreu com o tapa-sexo, que chegou a se deslocar parcialmente ao longo da Avenida. Apesar disso, não houve exposição da genitália. Pelas regras da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro), há previsão de desconto de 0,5 ponto para escolas que apresentem integrantes nus — o que não se aplicou ao caso da rainha da Grande Rio.

Quanto ao costeiro, embora o regulamento não cite especificamente o cargo de “rainha de bateria”, todos os componentes são avaliados dentro dos nove quesitos oficiais. No item Fantasias, por exemplo, os jurados analisam critérios como beleza, criatividade, diversidade e acabamento, divididos entre Concepção — alinhamento com o enredo — e Realização, que considera a harmonia dos materiais e a funcionalidade da fantasia para a evolução na pista.

O manual também prevê penalidade em situações de “falta significativa” de elementos previstos originalmente na fantasia, o que pode abrir margem para interpretação sobre a retirada do costeiro. Já no quesito Evolução, o julgador pode entender que o figurino comprometeu a fluidez da apresentação, o que também pode resultar em desconto.

Pelo menos um dos jurados viu Virginia já sem o adereço. Ainda assim, como o regulamento descarta a menor das quatro notas em cada quesito, uma eventual perda de décimos pode não afetar o subtotal final da escola.

A Grande Rio havia informado que a fantasia simbolizava o “pulsar da vida”, em sintonia com o enredo deste ano. No entanto, só será possível confirmar se os contratempos tiveram impacto na pontuação após a apuração oficial e a divulgação das justificativas dos jurados.