Especial

Jim Carrey: 15 melhores filmes

Aproveitando o lançamento de “Sonic 2”, onde Jim Carrey interpreta o vilão Dr. Robotinik, vamos…

(Foto: Divulgação)

Aproveitando o lançamento de “Sonic 2”, onde Jim Carrey interpreta o vilão Dr. Robotinik, vamos relembrar 15 filmes marcantes (e memoráveis) da carreira de James Eugene Carrey.

Obs: A lista é a opinião (pessoal) do autor deste post. 

15. O GRINCH (2000)

o grinch

Adaptado do famoso livro homônimo do Dr. Seuss“O Grinch” é um clássico filme natalino e bastante fiel à essência do personagem e da proposta oferecida pelo livro. Mesmo debaixo de bastante maquiagem, Jim consegue se destacar com caretas e uma fisicalidade bastante parecidas com o Grinch criado por Seuss.

14. DESVENTURAS EM SÉRIE (2004)

desventuras em serie

Eu gosto demais desta adaptação de “Desventuras em Série” com Jim Carrey que, aliás, considero ser um Conde Olaf muito melhor do que Neil Patrick Harris na série da Netflix. Como são vários livros, aqui eles decidiram adaptar três em um filme só. Tudo é bem resumido e conciso, porém, funciona muito bem. Tem ritmo, um elenco afinado e uma atmosfera dark encantadora.

13. O PENTELHO (1996)

o pentelho

Não foi um grande sucesso na época e muitos ficaram assustados com o tom sombrio de Carrey. Hoje o filme se tornou cult, e as reprises na Sessão da Tarde só ajudaram. Particularmente, considero “O Pentelho” genial! Uma comédia de humor negro com momentos onde Jim deita e rola. E o tom sombrio, ao meu ver, colabora para uma atmosfera toda diferente.

12.  SIM SENHOR! (2008)

sim senhor

Uma comédia onde Carrey está super contido na fisicalidade, mas que não deixa de ter uma mensagem positiva e momentos que falam bastante com a gente. Jim consegue trazer humanidade e carisma ao projeto com seu talento habitual para o humor e drama. Com ele, uma trama simples ganha mais beleza, alegria e ritmo. “Sim Senhor!” é um filme com espaço cativo no coração.

11. O GOLPISTA DO ANO (2009)

o golpista do ano

“O Golpista do Ano” é uma junção de vários gêneros e nos apresenta esta história curiosa, e real, de Steven Jay Russell. Golpista, gay e tremendamente apaixonado, a vida de Steven foi uma loucura e Carrey explora isto com sensibilidade e um equilíbrio notável entre humor e drama.

10. ACE VENTURA 2: UM MALUCO NA ÁFRICA (1995)

ace ventura 2

Não tem a surpresa do original, mas quem gostou do primeiro filme vai se divertir bastante com esta continuação. Aliás, particularmente, considero este segundo muito mais engraçado e com momentos memoráveis (foto cima) do que o primeiro. Agora Ace vai para a África e o filme mantém o humor caricato desenfreado de Carrey. A cena dele saindo do ânus de um rinoceronte mecânico é clássica e inesquecível de tão engraçada. Ótima comédia!

09. TODO PODEROSO (2003)

todo poderoso

Comédia de sucesso, “Todo Poderoso” poderia ser mais ousado em alguns momentos, mas opta pelo caminho seguro. No entanto, não deixa de ser um filme delicioso de ver, com uma mensagem forte sobre gratidão, respeito e fé. Isto mesmo. Nós temos o poder para mudar nossa vida, mediante nossas escolhas e atitudes – mas muito optam pela facilidade de colocar a culpa em Deus. O filme também tem momentos ótimos que divertem pra caramba – exemplo disso é a cena impagável entre Carrey e Steve Carrell enrolando a língua no jornal.

08. AS LOUCURAS DE DICK E JANE (2005)

as loucuras de dick e jane

Outra comédia excelente com Carrey em ótima sintonia com a trama, que trás uma discussão muito válida, e ao mesmo tempo angustiante sobre a crise financeira de décadas atrás. Apesar do tempo, continua tão atual e pertinente. E há momentos singulares de pura criatividade.

07. EU, EU MESMO E IRENE (2000)

eu, eu mesmo e irene

Eu considero “Eu, Eu Mesmo e Irene” uma comédia excepcional! Os irmãos Bobby e Peter Farrely – que dirigiram “Debi e Loide” – criam piadas excelentes e usam com maestria o humor físico de Jim. Momentos como a morte da vaca, ou Carrey lutando consigo mesmo, ou o prólogo com a esposa do protagonista são momentos únicos. Impagáveis.

06. O MENTIROSO (1997)

o mentiros02

“O Mentiroso” é um filme certo para o ator certo e que saiu na época certa. Se hoje, não teria o mesmo efeito, mas em 1997, quando Jim dominava Hollywood, o longa foi criado para usar todo o seu talento físico. A história é bem construída e passa sua mensagem com êxito, mas com um ator cheio de presença e talento como protagonista, momentos aparentemente sem importância ganham uma atmosfera cômica incrível. Um marco, sem dúvida!

05. O MUNDO DE ANDY (1999)

o mundo de andy

Não deixe de assistir ao documentário da Netflix chamado “Jim and Andy”, que mostra todo o processo criativo de Carrey para o papel do comediante Andy Kaufman. Assim como Kaufman, Jim entrou de cabeça no método e colocou a produção de cabeça para baixo, e ao mesmo tempo encantada com tamanha entrega. “O Mundo de Andy” é um relato fantástico de um comediante polêmico, mas mais fantástico ainda, é a interpretação transcendental de Jim Carrey.

04. DÉBI E LOIDE – DOIS IDIOTAS EM APUROS (1994)

debi e loide

1994 foi ano que catapultou Carrey ao estrelato mundial! O ator lançou primeiro “Ace Ventura”, depois no meio do ano “O Máskara” e meses depois este hilário “Debi e Loide”. Cheio de piadas ousadas, a grande sacada é justamente a personalidade idiota dos protagonista, o que torna tudo relevante. É rir da vergonha alheia. É uma comédia de alta qualidade. E a química entre Jim e Jeff Daniels é magistral!

03. O SHOW DE TRUMAN (1998)

o show de truman

Primeiro trabalho dramático de Carrey, que antes só ficou mundialmente conhecido por comédias, “O Show de Truman” não fez muito sucesso nas bilheterias. O público não abraçou de imediato esta mudança de curva do ator, mas com os anos a obra ganhou cada vez mais atenção e hoje é um clássico definitivo. E merece cada elogio. Carrey brilha ao trazer sutileza e leveza nos momentos de humor, e um lado dramático que nunca soa mecânico. Além da história ainda super atual sobre tecnologia e privacidade.

02. O MÁSKARA (1994)

o maskara

Para quem não sabe “O Máskara” surgiu nos quadrinhos e era bastante sombrio e violento. Não era muito querido e aclamado pelo público, até que o diretor Chuck Russell, o roteirista Mike Werb e Jim Carrey transformaram completamente o tom do filme e transformaram o material em uma comédia sádica e frenética. O resultado foi este filmaço de aventura que trás um Jim Carrey brilhante em seu talento físico e musical.

01. BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS (2004)

brilho eterno de uma mente sem lembrancas

Jim Carrey se consolida como uma dos maiores atores de sua geração saindo completamente, mais uma vez, da sua zona de conforto. Aqui em “Brilho Eterno”, o ator explora nuances de seu lado dramático ainda mais obscuras e profundas do que aquelas vistas em “O Show de Truman” e “O Mundo de Andy”. Além, claro, de ser um filme soberbamente escrito por Charlie Kaufman e dirigido por Michel Gondry, o longa fala sobre algo que todos nós já vivemos e tivemos vontade de fazer um dia: apagar da nossa mente um ex-amor. Mas daí vêm a grande mensagem: apesar de doloroso, a experiência é essencial para nossa formação e amadurecimento. Soa um pouco clichê, mas nas mãos de Gondry, Kaufman e Carrey, esta história é pura originalidade. Soberbo!