Jornal chileno confundiu Nicolás Maduro com Ratinho? Entenda a ‘polêmica’
Suposto erro teria ocorrido após a captura e prisão do presidente da Venezuela
Uma imagem que circulou com força nas redes sociais no último final de semana levantou a dúvida: um jornal chileno confundiu Nicolás Maduro com Ratinho? O suposto erro teria ocorrido após a notícia sobre a captura e prisão do presidente da Venezuela, o que rapidamente virou assunto entre internautas brasileiros e estrangeiros.
- Maior arrependimento da carreira de Ratinho teve relação com Zezé Di Camargo; saiba qual é
A publicação sugere que uma emissora de TV do Chile teria usado a foto do apresentador Ratinho, do SBT, para ilustrar uma matéria sobre Nicolás Maduro, identificando-o de forma equivocada. A cena viralizou, gerou piadas, memes e comentários irônicos, além de críticas à suposta falta de checagem jornalística.
No entanto, a história não é verdadeira. A imagem que circula nas redes sociais é, na realidade, uma montagem feita a partir de um print antigo de um telejornal.
O frame original foi exibido pelo Meganoticias, do Chile, em fevereiro de 2022, logo após o início da guerra entre Rússia e Ucrânia. Na reportagem, o telejornal mostrava um quadro com líderes de países alinhados a um dos lados do conflito, entre eles Nicolás Maduro, Xi Jinping, Ebrahim Raisi (então presidente do Irã) e Alexander Lukashenko, da Bielorrússia.
- Venezuelanos em Goiânia celebram captura de Maduro: “Porta para a liberdade”
Na versão manipulada que viralizou agora, a imagem de Nicolás Maduro foi substituída pela de Ratinho, enquanto o presidente chinês Xi Jinping aparece como o personagem Ursinho Pooh, em tom claramente humorístico. A alteração não fez parte de nenhuma exibição oficial da emissora chilena.
Portanto, apesar da repercussão e das brincadeiras nas redes sociais, não houve gafe jornalística. O caso em que um jornal do Chile teria confundido Nicolás Maduro com Ratinho se trata apenas de uma manipulação de imagem, reutilizando um print real de um telejornal para criar um conteúdo satírico que acabou sendo levado a sério por parte do público.
- Justiça absolve Ratinho por sugerir o uso de uma metralhadora contra deputada federal petista
