adeus

Marilene Galvão, da dupla sertaneja As Galvão, morre aos 80 anos em SP

A cantora sertaneja Marilene Galvão, conhecida por ter formado a dupla As Galvão com a irmã, Mary,…

Dupla que terminou em 2021 tinha mais de 70 anos de trajetória. Marilene Galvão, da dupla sertaneja As Galvão, morre aos 80 anos
(Foto: Divulgação)

A cantora sertaneja Marilene Galvão, conhecida por ter formado a dupla As Galvão com a irmã, Mary, morreu nesta quarta-feira (24), aos 80 anos, em São Paulo. A artista não resistiu a complicações da doença de Alzheimer. O velório será em Paraguaçu Paulista.

Marilene cantava e tocava viola, em uma trajetória de mais de 70 anos de carreira, que consagrou as duas como pioneiras do sertanejo feminino. A dupla se separou em 2021, já devido aos seus problemas de saúde. A morte foi confirmada por Mary.

A dupla começou a tocar nas rádios do interior de São Paulo, na década de 1940, e conquistou novos territórios com a popularização da música sertaneja também na televisão. Em um ambiente majoritariamente masculino, foram as primeiras a consolidar carreira e atingir o sucesso.

Com depoimentos de artistas como Renato Teixeira, Daniel, Carlos Randall, Mario Campanha e outros importantes nomes da música sertaneja, o documentário “Eu e Minha Irmã – A Trajetória das Irmãs Galvão” foi lançado em junho deste ano, contando a história da dupla, da música brasileira e do gênero.

“É com grande pesar que, por meio desta mensagem, comunicamos a morte, às 14h30, em São Paulo, da nossa rainha soberana Marilene Galvão”, diz nota, no fã-clube oficial da dupla no Instagram.

Em 2021, Mary contou que ia regularmente à casa de Marilene com o marido, o maestro Mário Campanha, para cantar os principais clássicos e manter a dupla ativa, ainda que de uma forma diferente. Entre os sucessos estão “Carinha de Anjo”, “Coração Laçador”, “Pedacinhos” e, claro, “Beijinho Doce”.

“Faz parte do amor que tenho por ela. Falo que vamos ensaiar, mas ela não lembra mais de quase nada. O Mário canta junto e ela lembra algumas coisas, outras não. Ela fica feliz por poder cantar. Não posso deixar isso se apagar”, disse Mary, que decidiu continuar a carreira sozinha.

+ Estreia de Simone em carreira solo já tem data marcada; leia

+ Conheça o lado sombrio de cada signo do zodíaco