Cinema

‘Matrix 4’ poderia ter acontecido sem Lana Wachowski na direção, afirma produtor

Desde que estreou nos cinemas em 22 de dezembro, “Matrix Resurrections” tem recebido críticas mistas…

(Foto: Reprodução/Warner Bros.)

Desde que estreou nos cinemas em 22 de dezembro, “Matrix Resurrections” tem recebido críticas mistas dos fãs por sua meta abordagem da trilogia “Matrix”. Mas em uma nova entrevista ao site Collider, o produtor (e primeiro assistente de direção nos três primeiros filmes), James McTeigue, revela que uma cena em particular era ainda mais meta do que o público sabia. Spoilers leves abaixo!

Em “Matrix Resurrections”, Neo (Keanu Reeves) acredita ser um designer de videogames responsável por uma série de jogos chamados Matrix. Então ele ouve esta declaração de beisebol de seu chefe, interpretado por Jonathan Groff: “As coisas mudaram, o mercado está difícil. Tenho certeza de que você pode entender por que nossa querida colaborado Warner Bros. decidiu fazer uma sequência para a trilogia. Eles me informaram que vão fazer isso com ou sem nós.”

E, aparentemente, há mais do que um fundo de verdade naquele momento no roteiro inserado pela diretora Lana Wachowski, David Mitchell e Aleksandar Hemon, de acordo com McTeigue.

“Acho que quando você tem uma franquia com tanta capacidade de fazer dinheiro, sempre há conversas”, disse McTeigue na entrevista. “É da mesma forma que o universo Marvel se repete e se transforma em si mesmo, ou você tem ‘Homem-Aranha’, ou ‘Homem de Ferro’ ou ‘Thor’. Sempre há um potencial para atualizar esses filmes só por causa da possibilidade de ganhar dinheiro e contar novas histórias. Eu não deveria dizer que é apenas um pensamento puramente fiscal. Mas sim, olhe, havia versões por aí, mas elas não tinham a visão certa. Então, quando Lana finalmente voltou e disse: ‘Olha. Estou interessada em fazer outro filme’, então, é claro, eles escolheram o cineasta que foi a gênese da ‘Matrix’.”

E de acordo com McTeigue, não há planos de fazer outro filme “Matrix”:

“Não temos nenhuma prólogo em mente”, disse ele. “Não temos nenhuma sequência em mente. Não temos mais trilogia.” Mas, embora possa não haver um novo filme Matrix em andamento, McTeigue acrescenta que há um easter egg para ficar de olho quando você assistir novamente “Matrix Resurrections”.

“Olhe para as telas quando entramos pela primeira vez no escritório [de Thomas Anderson]”, disse ele.