Cinema

Michael B. Jordan e Michael Shannon entram para o elenco de Fahrenheit 451

Dupla de atores serão Montag e Beatty na nova versão do clássico para o cinema

Dois dos Michaels mais talentosos de Hollywood acabam de pegar os papéis principais da nova versão de Fahrenheit 451 para os cinemas. Segundo a Variety, Michael B. Jordan, de Creed, será Montag e Michael Shannon, indicado ao Oscar por Animais Noturnos, será Beatty.

O filme está sendo escrito por Amir Naderi e produzido pela HBO. Se trata de uma nova adaptação cinematográfica do clássico romance distópico escrito por Ray Bradbury em 1953.

Na trama, em um futuro próximo as pessoas são proibidas de ler, especialmente livros e a televisão – e mídia em geral – se torna o ópio supremo das massas controladas pelo governo.

Neste cenário entram “os bombeiros”: esquadrões especiais dedicados à queima de livros. Montag é um bombeiro novato que começa a questionar esta prática enquanto Beatty é seu mentor, convicto do perigo subversivo representado pela leitura.

Na época em que foi lançado, o livro foi interpretado como uma severa crítica à chamada Caça às Bruxas nos EUA e uma crítica à queda na leitura à mídia em geral. Walter Benjamin aprovaria. Hoje, leituras mais recentes enxergam o livro como uma crítica ácida ao anti-intelectualismo em geral.

O livro já foi adaptado para o cinema antes em uma versão de cinema arte em 1966, dirigido por François Truffaut. A adaptação é lembrada até hoje por sua criativa cena inicial: como as pessoas do filme são proibidas de ler, os créditos iniciais (nome do filme, diretor, atores principais) não aparece escrito na tela. Ao invés disso, os nomes são lidos em voz alta.

A nova versão pretende ser direcionada para um público mais geral e deve estrear direto para a televisão (ó, a ironia) pela HBO, mas ainda não possui previsão de lançamento.