Morre Bob Wilson, diretor de teatro e ópera, aos 83 anos
Informação foi confirmada por meio das redes sociais e do site oficial do artista
O diretor de teatro e ópera Robert M. Wilson, conhecido como Bob Wilson, morreu aos 83 anos em Water Mill, Nova York. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (31) por meio das redes sociais e do site oficial do artista, em comunicado conjunto com seu estúdio.
De acordo com a nota, Wilson morreu “pacificamente” após uma “breve, mas aguda doença“. O texto afirma que ele seguiu trabalhando até o fim da vida e que suas criações para o palco, obras em papel, esculturas e retratos em vídeo, assim como o The Watermill Center, instituição fundada por ele, compõem o legado deixado pelo artista.
Bob Wilson também era arquiteto, cenógrafo, designer de iluminação e artista visual. Desde o final da década de 1960, suas produções influenciaram a estética do teatro e da ópera contemporâneos. Entre suas principais obras estão Einstein on the Beach (1976), em parceria com o compositor Philip Glass, e Mary Said What She Said (2019), estrelada por Isabelle Huppert.
Em 1974, ele apresentou no Theatro Municipal de São Paulo a peça The Life and Times of Joseph Stalin, que teve o nome alterado para The Life and Times of Dave Clark, para contornar a censura vigente no Brasil à época.
Segundo o comunicado oficial, cerimônias memoriais serão realizadas em locais significativos para o artista. Nos comentários da publicação no Instagram, personalidades como o artista Miles Greenberg e a banda Garbage manifestaram pesar pela morte de Wilson.