LUTO

Morre Jerry Stiller, ator de ‘Seinfeld’ e pai de Ben Stiller

Americano de 92 anos faleceu por causas naturais

Morre Jerry Stiller, ator de 'Seinfeld' e pai de Ben Stiller
O ator Jerry Stiller em 2006, na première do filme 'Uma noite no museu' Foto: ERIC THAYER / REUTERS

Jerry Stiller, um ator de formação clássica que se tornou uma estrela da comédia duas vezes — nos anos 60 em parceria com sua esposa, Anne Meara, e nos anos 90 com um papel recorrente memorável em “Seinfeld” — morreu. Ele tinha 92 anos.

Sua morte foi confirmada na segunda-feira por seu filho, o ator Ben Stiller, em um tweet, que disse que seu pai morreu de causas naturais.

As realizações de Stiller como ator foram consideráveis. Ele apareceu na Broadway na farsa frenética de Terrence McNally “The Ritz” em 1975 e no drama sombrio de David Rabe “Hurlyburly” em 1984. Fora da Broadway, foi visto na tela como, entre outras coisas, um detetive da polícia em “O sequestro do metrô” (1974) e o marido de Divine em “Hairspray”, de John Waters (1988). Mas ele era mais conhecido como comediante, em dupla ao lado da mulher, Anne Meara.

Stiller e Meara foram durante muitos anos uma presença familiar em boates, programas de variedades e talk shows na televisão e em comerciais. A parceria dos dois floresceu por mais de uma década. Mas eles seguiram caminhos separados profissionalmente — apesar de permanecerem felizes no casamento e continuarem a atuar juntos de tempos em tempos. Meara morreu em 2015.

Mais tarde, Stiller capturou uma nova geração de fãs como Frank Costanza, o pai de George Costanza (Jason Alexander), temperamental e pouco sensato, na série “Seinfeld”, uma das comédias de televisão de maior sucesso de todos os tempos.

Stiller esteve em menos de 30 dos 180 episódios de “Seinfeld”, cujas nove temporadas começaram em 1989, e ele não fez sua primeira aparição até a quinta temporada (outro ator apareceu como Frank em um episódio da quarta temporada, embora suas cenas tenham sido filmadas mais tarde com Stiller para as reprises). Mas ele era uma parte essencial do apelo duradouro do programa.

Frank Costanza era um excêntrico clássico de sitcom, cujas realizações duvidosas incluíam comercializar um sutiã para homens e criar o Festivus, um feriado de inverno “para o resto de nós” comemorado com testes de força e outros rituais bizarros.

Sua característica mais notável era a raiva explosiva, muitas vezes irracional, e a maioria dos episódios em que ele aparecia ele acabava, mais cedo ou mais tarde, gritando, com seu filho ou sua esposa, Estelle, interpretada por Estelle Harris; ou ambos.

Stiller continuou ativo na terceira idade. Em 2016, ele reprisou o papel do agente Maury Ballstein em “Zoolander 2”, a sequência da comédia de sucesso de 2001 sobre um modelo masculino, estrelado e dirigido por seu filho, Ben Stiller.

“Nunca pensei em parar”, disse Stiller ao The Daily News de Nova York em 2012. “A única vez em que você para de trabalhar é quando eles não ligam para você”.

A colaboração final de Stiller e Meara como equipe foi uma série de videoclipes online, produzidos por seu filho e publicados de novembro de 2010 a março de 2011. Cada clipe dura cerca de dois minutos e consiste nos dois discutindo um único assunto. Um tópico são obituários.

Nesse clipe, Stiller diz que está “chocado” pela chance do “The New York Times” já ter preparado seu obituário e se pergunta se o jornal está “atualizado” com o fato de que ele trabalhou com Veronica Lake em uma produção de “Peter Pan”, cerca de seis décadas antes. Meara revela que, anos atrás, Stiller havia convencido o Times a publicar o obituário de seu pai, alegando falsamente que ele havia escrito material de comédia para eles.

A resposta agitada de Stiller: “O que você acabou de dizer vai nos causar problemas no “The New York Times”! Eu posso nunca ter um obituário!

Ele não precisava se preocupar.