INFLUENCER

Morre Maria Berklian, conhecida como ‘Rainha do Brasil’ e famosa pelo bordão ‘Tá barato’

Influenciadora era um fenômeno no TikTok

Morre Maria Berklian, conhecida como 'Rainha do Brasil' e famosa pelo bordão 'Tá barato'
Maria Berklian (Foto: Reprodução/Instagram)

Maria Berklian, conhecida nas redes sociais como “Rainha do Brasil”, morreu aos 87 anos. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (11) pela Igreja Apostólica Armênia do Brasil, da qual era integrante. O velório será realizado na Catedral Armênia São Jorge, no bairro Bom Retiro, em São Paulo. A causa da morte não foi informada. Em maio deste ano, ela havia sido internada com influenza e pneumonia.

Com mais de 2,5 milhões de seguidores no TikTok, Maria ganhou fama por vídeos em que aparecia passeando em shoppings de São Paulo, comprando produtos de alto valor e justificando as compras com a frase “Tá barato”, que se tornou seu bordão. Em algumas ocasiões, gastava até R$ 200 mil em lojas de marcas como Chanel, Dolce & Gabbana e Balenciaga.

A brincadeira de que Maria seria “prima de Dom Pedro I” circulou entre seguidores, mas foi esclarecida pelo neto, Eduardo Berklian, ao g1, em 2022, como uma invenção. Segundo ele, o apelido de “rainha” surgiu pelo gosto de Maria por joias e pela vaidade.

Os vídeos começaram a ser gravados entre 2020 e 2021, inicialmente por familiares e depois em parceria com shoppings da capital paulista. Nascida e criada em São Paulo, Maria era filha de imigrantes armênios que chegaram ao Brasil em 1920.

De acordo com Eduardo, Maria vivia da renda de aluguéis de imóveis. Na juventude, trabalhou como costureira e feirante. Após o casamento, montou com o marido uma rede de supermercados, que foi vendida há 30 anos, garantindo a renda da família.