Filarmônica de Goiás começa temporada 2017 em março
Concerto será no Teatro Goiânia, com entrada gratuita
Ir direto pra matériaA Orquestra Filarmônica de Goiás marcou seu primeiro concerto da temporada 2017 para o dia 16 de março, às 20h30, no Teatro Goiânia. O maestro titular e diretor Artístico regerá o espetáculo, que deve apresentar as obras O duende das águas, de Dvorák; Variations on America, de Charles Ives; O Mandarim Maravilhoso, de Bartók; e Water, do compositor Jonny Greenwood, com entrada franca.
O tema escolhido para este ano é “múisca que transforma”, selecionando um repertório que crie uma ruptura da vida cotidiana para concertos vigorosos, mas que tragam leveza, reflexão e otimismo. Obras inédias de compositores brasileiros serão divulgadas, como Noturno, do compositor Luiz Gonçalves, vencedor da 2ª edição do Opus I, o concurso promovido pela Orquestra; a Música para orquestra nº 6, do compositor goiano Estércio Marques Cunha; e Concerto para Sixeen e Orquestra, da compositora Michelle Agnes.
Já escolhidos para o conjunto estão as obras do compositor russo Igor Stravinsky, A Sagração da Primavera e O Pássaro de Fogo, além de Como una ola de fuerza e luz, de Luigi Nono; Bolero, de Maurice Ravel ;as Sinfonias n° 3, 4 e 7, de Beethoven; Concerto para piano nº 1, de Tchaikovsky; e a execução completa das suítes orquestrais de Bach. Nas nacionais, figuram peças de Villa-Lobos, Guerra-Peixe, Francisco Braga, José Maria Nunes Garcia e Nepomuceno.
Serão 40 concertos durante o ano, com 20 artistas convidados. Entre eles, estão os músicos Emanuelle Baldini, Nelson Freire, Cristian Budu, Valentina Peleggi, Ilia Laporev, Marcos Arakaki, Fábio Zanon e Isaac Karabtchevsky. A principal mudança será a criação da série Concertos Impopulares, que trará a soprano polonesa Alice Zavadzki para apresentar canções contemporâneas.