Opinião

‘Os Anéis de Poder’: Elon Musk critica a série da Amazon e diz que ‘Tolkien está se revirando em seu túmulo’

Elon Musk criticou a série de fantasia bilionária da Amazon Prime Video, “O Senhor dos…

Humano recebe primeiro implante de chip cerebral de empresa de Elon Musk Empresário foi ao X, antigo Twitter, divulgar feito da Neuralink
(Foto: Divulgação)

Elon Musk criticou a série de fantasia bilionária da Amazon Prime Video, “O Senhor dos Anéis: Anéis de Poder”, twittando que o falecido autor J.R.R. Tolkien está “revirando em seu túmulo”.

Expandindo o motivo de não gostar do programa, Musk twittou que “quase todos os personagens masculinos até agora são covardes, idiotas ou ambos”, acrescentando que “apenas Galadriel é corajosa, inteligente e legal”. Galadriel, interpretada pela atriz galesa Morfydd Clark, é uma elfa guerreira e protagonista da série que se passa milhares de anos antes dos eventos de “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis”.

Digno de nota, Musk tem uma longa disputa e rivalidade com o fundador da Amazon, Jeff Bezos, uma rivalidade que se intensificou à medida que a SpaceX de Musk e a Blue Origin de Bezos competem diretamente. A inimizade entre as duas pessoas mais ricas do mundo tem visto o CEO da Tesla habitualmente trollar ou postar merda contra Bezos e suas empresas.

Até agora, “Os Anéis de Poder” tem sido um enorme sucesso para a Amazon, marcando 25 milhões de espectadores nos dois primeiros episódios, a maior estreia do Prime Video de todos os tempos.

As críticas de Musk ecoam muitas das críticas que o programa enfrentou de trolls online que discordaram do show centrado em torno de Galadriel.

Os trolls também tiveram problemas com a série com personagens não brancos. Escrevendo sobre a reação racista que o programa enfrentou, Richard Newby, do The Hollywood Reporter, disse que a crítica era errônea.

“Neste ponto, eu ouvi todos os argumentos do livro contra por que os membros do elenco Lenny Henry, Ismael Cruz Cordova, Nazanin Boniadi, Sara Zwangobani, Maxine Cunliffe e Sophia Nomvete não deveriam interpretar harfoots, elfos, anões ou mesmo humanos no Terra-média onde a série da Amazon se passa”, escreveu Newby. “A reclamação mais comum é que Tolkien não incluiu pessoas de cor em suas histórias. Isso não é apenas falso, já que os pés peludos são descritos como tendo a pele “mais escura”, mas Tolkien não fazia questão de descrever a cor da pele, embora ocasionalmente ele se apoiasse no “mais justo que…”.