Cinema

Oscar 2021 | Netflix supera todos os estúdios e ganha 7 Oscars este ano

A Netflix teve uma grande noite no Oscar e ganhou um total de sete estatuetas…

A Netflix teve uma grande noite no Oscar e ganhou um total de sete estatuetas superando todos os demais estúdios este ano. Embora a streamer não tenha conseguido o prêmio na categoria de Melhor Filme nem nas atuações.

A Netflix já tinha superados os estúdios no dia em que anunciaram as indicações e a empresa recebeu 36 nomeações.

As vitórias da empresa no 93º Oscar incluíram dois Oscars para “Mank”, o filme mais indicado este ano em 10 categorias. Ele ganhou como Melhor Fotografia (Erik Messerschmidt) e Melhor Direção de Arte (Donald Graham Burt e Jan Pascale).

“A Voz Suprema do Blues”, adaptação da peça de August Wilson, também levou dois Oscars: Melhor Cabelo e Maquiagem (Mia Neal e Jamika Wilson, as primeiras mulheres negras a vencer na categoria ao lado de Sergio Lopez-Rivera) e Melhor Figurino (Ann Roth).

Além dos prêmios de “Mank” e “A Voz Suprema do Blues”, a Netflix também ganhou o Oscar de Melhor Documentário para “Professor Polvo”, de Pippa Ehrlich, James Reed e Craig Foster; Melhor Curta-metragem live-action para “Dois Estranhos”, de Travon Free e Martin Desmond Roe; e de Melhor Curta de Animação para “Se Algo Acontecer, Eu Te Amo” de Will McCormack e Michael Govier.

Depois da Netflix, os estúdios com mais vitórias no Oscar deste ano foram a Warner Bros. e a Searchlight Pictures (propriedade da Disney). “Nomadland”, da Searchlight, obteve três vitórias (Melhor Filme, Melhor Diretor para Chloé Zhao e Melhor Atriz para Frances McDormand). Warner Bros ganhou dois para “Judas e o Messias Negro” nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante para Daniel Kaluuya e Melhor Música Original para “Fight For You”, da cantora H.E.R, além de Melhores Efeitos Especiais para “Tenet”, dirigido por Christopher Nolan.

“O Som do Silêncio”, da Amazon Studios, ganhou dois Oscars nas categorias de Melhor Edição e Melhor Som. A Pixar da Disney também ganhou dois, ambos para o filme “Soul” que levou de Melhor Animação e Melhor Trilha Sonora Original. E “Meu Pai”, da Sony Pictures Classics levou as estatuetas de Melhor Ator para Anthony Hopkins e Melhor Roteiro Adaptado.

Entre outros participantes do Oscar de 2021, a Apple teve duas indicações (para “Wolfwalkers” e “Greyhound”) e o Hulu teve uma (para Andra Day em “Os Estados Unidos vs. Billie Holiday”), mas ambos saíram de mãos vazias. Aqui no Brasil, “Estados Unidos vs. Billie Holiday” está disponível para assistir no Amazon Prime Vídeo.