Premiação

Oscar: Chris Rock revela que recusou convite para apresentar o Oscar 2023

Chris Rock recusou uma oferta para apresentar o Oscar de 2023, disse o comediante durante…

(Foto: Divulgação)

Chris Rock recusou uma oferta para apresentar o Oscar de 2023, disse o comediante durante seu show de domingo à noite no Arizona Financial Theatre, no centro de Phoenix.

De acordo com uma reportagem do Arizona Republic, Rock disse que a Academia pediu que ele voltasse a apresentar pela terceira vez (o comediante apresentou a premiação duas vezes, em 2005 e 2016) após o momento infame na cerimônia de 2022 em que Will Smith deu um tapa em Rock no palco depois que comediante brincou com a esposa de Smith, Jada Pinkett Smith. O incidente ocorreu quando Rock estava prestes a entregar o prêmio de melhor documentário, e menos de uma hora antes de Smith aceitar o prêmio de melhor ator por sua atuação em “King Richard – Criando Campeãs”.

Durante seu show, Rock supostamente comparou aceitar o show como apresentador ao retornar à cena de um crime, referenciando o julgamento por assassinato de O.J. Simpson, cujo assassinato da ex-mulher começou com ela deixando um par de óculos em um restaurante italiano. Rock disse que voltar ao Oscar seria como pedir a Nicole Brown Simpson “para voltar ao restaurante”.

De acordo com o Arizona Republic, a plateia estava ansiosa para ouvir sua opinião sobre o incidente, com um fã gritando: “Fale sobre isso!” Rock continuou, referenciando o desempenho de Smith como o boxeador Muhammed Ali no drama de 2001, “Ali”, pelo qual Smith ganhou sua primeira indicação ao Oscar.

“Ele é maior do que eu”, disse Rock. “O estado de Nevada não sancionaria uma briga entre mim e Will Smith.”

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas se recusou a comentar os comentários de Rock.

Em abril, o conselho de diretores da Academia proibiu Smith de retornar ao Oscar ou participar de qualquer outro evento da Academia pelos próximos 10 anos, uma semana depois que Smith renunciou publicamente à Academia.

No início deste mês, o recém-nomeado CEO da Academia, Bill Kramer, observou que eles estão “comprometidos em ter um apresentador no programa este ano” e “já estão analisando alguns parceiros importantes para isso”. Ele também enfatizou que o tapa não será tema de discussão ou piadas na próxima cerimônia. “Queremos avançar e ter um Oscar que celebre o cinema. Esse é o nosso foco agora”, disse.