tattoo

Qual o lugar do corpo mais doloroso para fazer uma tatuagem?

"A dor é uma forma que o corpo tem para se proteger", explica professora

"A dor é uma forma que o corpo tem para se proteger", explica professora. Qual o lugar do corpo mais doloroso para fazer uma tatuagem?
(Foto: Reprodução Redes Sociais)

Muitos se perguntam: Qual o lugar do corpo mais doloroso para fazer uma tatuagem? A professora britânica Natalie Wilsher tem um desenho do físico Albert Einstein (1879-1955) no braço – além de outras nos pés, punhos e tornozelos. De todas, ela afirma que as mais dolorosas foram no peito do pé e nos tornozelos.

“A dor é uma forma que o corpo tem para se proteger, e os nervos são responsáveis ​​por detectar a dor”, explica a professora. “É mais doloroso tatuar onde há menos gordura e mais nervos”, detalha.

++ Aos 73 anos, Antonio Fagundes faz primeira tatuagem; veja foto

Além dos pés e tornozelos, as canelas, axilas, ombros e caixa torácica se somam à lista de áreas sensíveis, as partes do corpo mais dolorosas para fazer uma tatuagem. Entretanto, tudo depende da sensibilidade de cada um.

“Os nervos da área que está sendo espetada quando se faz uma tattoo, enviam o sinal de dor para o cérebro”, explica Natalie.

Tatuagem enorme nas costas com rosto da Juliette do BBB 21
Fã tatuou Juliette, vencedora do BBB (Foto: Reprodução/Instagram)

No entanto, a reação de alguém ao processo de fazer uma tatuagem pode não ser necessariamente comparável à de outra pessoa. “O limiar de tolerância à dor é completamente diferente de pessoa para pessoa”, acrescenta Wilsher.

++ Yasmin Brunet mostra tatuagens escondidas ao posar de biquíni; foto

Por que a tinta não desaparece quando trocamos de pele?

A pele é o maior órgão do corpo e equivale a 50% do peso corporal. Muita gente não sabe, mas sua camada mais superficial é renovada a cada 28 dias. Por que então a tinta da tattoo não desaparece quando trocamos de pele?

Wilsher lembra que a pele tem três camadas: a epiderme na superfície; a derme no centro, onde estão localizados os vasos sanguíneos, glândulas sudoríparas, folículos e nervos; e a parte mais profunda que é a hipoderme, a camada gordurosa da pele.

“A tinta é injetada na derme, onde estão localizados os nervos, responsáveis ​​pela dor. As tatuagens não saem porque a camada intermediária da pele está protegida pela epiderme”, explica.

++ Brasileiro casado com 8 mulheres ganha tatuagem como homenagem; veja

*Com informações da Folha de São Paulo