novela

Quem vai matar Odete Roitman? Manuela Dias revela detalhes sobre o mistério de ‘Vale Tudo’

Autora promete surpresas até mesmo após a morte da vilã

Quem vai matar Odete Roitman? Manuela Dias revela detalhes de Vale Tudo Autora promete surpresas até mesmo após a morte da vilã
Foto: Divulgação

O suspense está no ar e o segredo segue bem guardado: quem vai matar Odete Roitman? A pergunta voltou a movimentar o público com a nova versão de ‘Vale Tudo’, escrita por Manuela Dias, que promete manter o mistério até o último capítulo. Se em 1988 a vilã foi assassinada por Leila (Cássia Kiss), agora ninguém sabe quem será o responsável — e a autora faz questão de manter o enigma, nem mesmo a terapeuta dela tem a resposta.

“Minha filha, de nove anos, pediu: ‘fala só para mim, mamãe’. E eu disse: ‘não posso, amor’ (risos)”, contou Manuela Dias durante palestra na Flip, em Paraty, no último fim de semana. Para evitar vazamentos, ela estuda gravar cinco versões diferentes da cena em que descobriremos quem vai matar Odete Roitman, e só decidir na hora qual delas irá ao ar. “O vazamento de informações anda punk”, afirmou, bem-humorada.

Apesar do clima de segredo, Manuela Dias revela detalhes sobre o mistério de ‘Vale Tudo’ e garante que a morte da vilã é apenas o começo. “Depois que Odete morrer, ainda acontecerão muitas outras coisas. Eu vou enganar vocês”, promete. Ela também brincou com sua fama entre os colegas: “Sou conhecida como roteirista que mata personagens. E é uma delícia, pra falar a verdade”.

A autora também comentou as críticas que tem recebido por alterar partes da trama original, mas afirma que sua missão é dar uma nova roupagem à história. “Se eu não matar a Odete, vão reclamar. Se eu matar, também. Não tem saída”, diz.

A escolha de Débora Bloch para o papel principal também tem gerado reações positivas do público, que começou a simpatizar com a vilã. Mas isso, para Manuela Dias, não é um problema: “Ator bom é como casa própria. Dá pra mudar tudo e sempre dá certo. Ator ruim é apartamento alugado, qualquer mudança custa caro”.

  • O que acontece no final da novela ‘A Viagem’? saiba tudo

Sobre a dinâmica com o elenco, ela destaca: “Nos meus textos, não coloco indicação de nada. E temos um combinado: eles não podem mudar o texto, mas podem falar do jeito que quiserem. Estou com um elenco tão genial que eles se apropriam do texto sem mexer em nada. É a parceria mais maravilhosa do mundo”.

Por fim, Manuela Dias explica o desafio de adaptar um clássico de Gilberto Braga. “Você precisa admirar muito o original para conseguir profanar com respeito. Estou há três anos dedicada a isso”, afirmou.

A nova versão de ‘Vale Tudo’ está prevista para terminar no dia 19 de outubro. Até lá, o público segue em contagem regressiva para descobrir, afinal, quem vai matar Odete Roitman.

LEIA TAMBÉM: