‘Recanto do Broxa Soluçante’: local fictício surge no Google Maps perto da Polícia Federal
Local também apareceu no app da Uber
Uma alteração curiosa e polêmica nos mapas digitais chamou a atenção de usuários em Brasília nesta segunda-feira (5). Quem acessou o Google Maps ou aplicativos de transporte como a Uber nas proximidades da sede da Polícia Federal se deparou com a marcação de um local inexistente chamado “Recanto do Broxa Soluçante”, termo de cunho pejorativo que faz referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro, preso desde novembro de 2025.
A marcação foi criada por usuários por meio das ferramentas colaborativas do Google e acabou sendo replicada automaticamente em outros aplicativos que utilizam a mesma base de dados. No mapa, o local fictício aparece classificado como um “albergue”. Apesar da associação simbólica, o endereço indicado está a cerca de 7 quilômetros de distância do local onde Bolsonaro cumpre pena: enquanto a sede da Polícia Federal fica na Asa Norte, a Superintendência da PF, onde ele está detido, localiza-se na Asa Sul.

Bolsonaro foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e cumpre pena em regime fechado na capital federal. O nome utilizado na brincadeira faz alusão a episódios de crises de soluço enfrentadas pelo ex-mandatário durante seu governo, além de declarações antigas relacionadas à sua vitalidade sexual.

Até o momento, o Google não removeu a marcação, que segue circulando nas redes sociais por meio de prints e memes. Especialistas em tecnologia alertam que esse tipo de “vandalismo digital” em plataformas de mapas é comum em períodos de alta polarização política, mas pode causar transtornos práticos, especialmente para serviços de transporte e entrega que dependem da precisão das coordenadas geográficas em Brasília.
- Bolsonaro melhora do soluço, mas depressão aumentou, dizem aliados
