astro

Robert Redford, ícone de Hollywood e ativista ambiental, morre nos EUA

Causa da morte não foi divulgada

Robert Redford, ícone de Hollywood e ativista ambiental, morre nos EUA Causa da morte dos astro não foi divulgada
Foto: Reprodução

O ator e diretor Robert Redford, um dos nomes mais importantes da história do cinema norte-americano, morreu aos 89 anos na manhã desta terça-feira (16), durante o sono, em sua casa em Utah, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do artista. A causa da morte não foi divulgada.

Robert Redford marcou gerações como estrela de Hollywood e também como cineasta e ativista ambiental. Ao longo de mais de cinco décadas de carreira, ele brilhou em clássicos como Butch Cassidy (1969), Golpe de Mestre (1973), Todos os Homens do Presidente (1976) e Entre Dois Amores (1985).

Além de ator, Redford se destacou como diretor. Foi indicado ao Oscar como intérprete, mas conquistou a estatueta de melhor diretor em sua estreia atrás das câmeras, com Gente como a Gente (1980), que também levou o prêmio de melhor filme. Dirigiu ainda obras aclamadas como Nada é para Sempre (1992) e Quiz Show – A Verdade dos Bastidores (1994).

Em 1981, fundou o Instituto Sundance e, em seguida, idealizou o Festival de Cinema de Sundance, palco de grandes revelações como Steven Soderbergh, que ganhou destaque com Sexo, Mentiras e Videotape (1989). O festival também ajudou a projetar o filme brasileiro Central do Brasil, de Walter Salles, premiado em 1999 e depois indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Fora das telas, Redford se destacou pelo ativismo ambiental. Nos anos 1970, lutou contra projetos de rodovias e usinas poluentes em Utah, contribuindo para a preservação de áreas naturais que hoje são monumentos nacionais.

Testamento de Giorgio Armani tem reviravolta, e grife promete cumprir decisão; saiba qual

testamento de Giorgio Armani trouxe uma reviravolta inesperada no futuro da grife italiana. Armani morreu aos 91 anos deixando um legado de elegância e sofisticação reconhecido mundialmente. O anúncio foi feito pelo grupo Armani, que destacou que o designer faleceu em paz, cercado por familiares, e trabalhou até seus últimos dias, dedicado às coleções e projetos em andamento. O estilista determinou em documento oficial que seus herdeiros devem Continuar lendo…