Especial

Tim Burton: 10 melhores filmes como diretor

Obs: A lista é a opinião (pessoal) do autor deste post. Obs 2: A lista…

(Foto: Divulgação)

Obs: A lista é a opinião (pessoal) do autor deste post.

Obs 2: A lista está em ordem de lançamento. 

OS FANTASMAS SE DIVERTEM (1988)

Primeiro grande sucesso de Burton o revelou como um artista excêntrico e cheio de criatividade. O filme é uma experiêcia surtada dentro de uma mundo gótico e plasticamente original. Apesar de não ser perfeito em ritmo, sem dúvida, é muita diversão – destaque para Michael Keaton que aparece pouco, mas rouba a cena.

BATMAN (1989)

Particularmente, não me empolgo tanto com a continuação “Batman: O Retorno” lançada em 1992, apesar de ter uma produção superior a este primeiro Batman. No entanto, este primeiro filme do Homem Morcego dirigido por Burton não apenas foi importantíssimo para o cinema de super-herói, como é um fruto de seu tempo que emana originalidade e um clima denso, e sombrio, que até então não existia para o personagem. Não é perfeito, mas é divertido e Jack Nicholson de Coringa rouba o show.

EDWARD – MÃOS DE TESOURA (1990)

Para mim, “Edward” é o melhor filme – até hoje – da carreira de Tim Burton. Um conto de fadas moderno que aborda temas sociais diversos, mas cuja essência está em amar o inesperado e nunca julgar antes de conhecer. Primeiro filme da parceria Burton e Johnny Depp e já temos um clássico absoluto. Depp brilha!

ED WOOD (1994)

Baseado na história daquele que foi considerado o pior diretor de cinema do mundo, “Ed Wood” é uma carta de amor ao cinema e à paixão de um homem em fazer filmes – ainda que os resultados não fossem tão bons. Johnny Depp está magistral, e Burton cria uma obra em preto e branco cheia de homenagens, amor e tesão pela arte de fazer filmes.

A LENDA DO CAVALEIRO SEM CABEÇA (1999)

Baseado em um conto clássico, “A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça” é uma aventura/suspense gótico que possui todos os elementos clássicos da carreira de Burton. O resultado é diversão com sustos e um dos melhores exemplares para se assistir no Halloween.

PEIXE GRANDE E SUAS HISTÓRIAS MARAVILHOSAS (2003)

Estrelado por Ewan McGregor, temos aqui um drama emocionante sobre a arte de contar histórias mas, acima de tudo, sobre o amor de um pai pelo filho e em como suas histórias traduzem uma vida de esforço, luta e perseverança. Lindo, singelo e tocante!

A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE (2005)

Muito mais fiel ao livro escrito por Road Dahl do que a versão antiga de 1971, “A Fantástica Fábrica de Chocolate” de Burton é uma experiência extasiante! Uma fantasia cheia de ironia e humor ácido para falar sobre família, disciplina e a falta de pulso dos pais ao educar os filhos – além de também criar uma trama pessoal para o própria Willy Wonka (que, aliás, é interpretado genialmente por Johnny Depp, que encarna a acidez e estranheza do personagem presentes no livro).

A NOIVA CADÁVER (2005)

Uma animação com todas as características de Burton e agora dirigida por ele (já que “O Estranho Mundo de Jack” foi somente escrito e idealizado por Burton, que estava na época ocupado com as filmagens de “Batman”). “A Noiva Cadáver” é outra trama do diretor que une o sobrenatural com o real para falar sobre aceitação e um amor improvável. Delicioso de assistir, o filme continua irresistível até hoje!

SWEENEY TODD: O BARBEIRO DEMONÍACO DA RUA FLEET (2007)

Meu musical favorito de todos os tempos é “Sweeney Todd”, que é baseado na excelente peça da Broadway de Stephen Sondheim, e que aqui ganha uma adaptação bastante fiel e que ainda retira toda a gordura do texto teatral. O filme é magnífico e as atuações de Johnny Depp, Helena Bohan Carter e Alan Rickman são memoráveis!

FRANKENWEENIE (2012)

Antes de explodir com “Os Fantasmas Se Divertem”, Burton havia lançado um curta-metragem em live-action sobre um cachorro que morre e seu dono o ressuscita ao estilo Frankenstein. Anos depois ele retoma a história e a transforma em um filme animado em stop-motion. O resultado é uma experiência gótica, sombria, divertida e empolgante bem ao estilo Tim Burton!